Hideo Kojima, um dos designers de jogos mais influentes e respeitados da atualidade, reconheceu abertamente pela primeira vez que GTA VI da Rockstar Games, tem uma influência poderosa na indústria, incluindo as datas de lançamento de outros grandes projetos.
No último episódio de seu podcast A Hideo Kojima Radio, o lendário criador de Metal Gear revelou que Death Stranding 2 foi originalmente programado para ser lançado em setembro, mas essa data foi adiada, em grande parte devido a preocupações sobre possíveis conflitos com GTA 6.
De acordo com uma tradução do conhecido insider @Genki_JPN, Kojima explicou que grandes projetos como GTA estão essencialmente “abrindo caminho” no mercado.
“Se, digamos, o GTA 6 realmente for lançado em novembro, assim que for anunciado, todos os outros começarão a sair do caminho”, disse Kojima.
Ele comparou a situação às estreias de Hollywood: “Se Missão Impossível estrear em maio, ninguém ousará competir com ele no mesmo período.”
Death Stranding 2 estava originalmente programado para ser lançado no outono (primavera para nós aqui no Brasil) de 2025, mas agora está oficialmente marcado para 26 de junho de 2025. A decisão, de acordo com Kojima, foi tomada por cautela, para evitar competir com o lançamento mais aguardado dos últimos anos e provavelmente da última década, já que GTA V foi lançado em 2013.
A Rockstar confirmou recentemente que GTA 6 será lançado em 26 de maio de 2026 – e, a julgar pela reação da indústria, o anúncio já teve um impacto significativo nos calendários internos de outras grandes empresas.
Provavelmente veremos uma enxurrada de anúncios com datas específicas no Summer Game Fest e outros eventos em 2025, agora que todos têm um cronograma de quando não devem lançar seus jogos.