The Alters
The Alters (Imagem: 11 bit studios).

Algumas semanas após o lançamento de The Alters, um jogo de sobrevivência de ficção científica dos criadores de Frostpunk, jogadores encontraram sinais de uso de IA. O incidente gerou discussões online — os desenvolvedores não indicaram que o jogo continha conteúdo de inteligência artificial.

O exemplo mais marcante de conteúdo gerado é o texto sobre texturas. Por exemplo, na central de comando, no tablet com dados de cálculo, você pode ver linhas endereçadas ao usuário do Chat GPT: “Claro, aqui está uma versão revisada, focada exclusivamente em dados científicos e astronômicos.”

Outro exemplo foi encontrado nas legendas de um filme do jogo que os alter ego estavam assistindo. Jogadores brasileiros notaram que a fala soava exatamente como a resposta da IA a um prompt com tradução, e o próprio texto estava cheio de erros. Além disso, algumas imagens do jogo apresentam traços de geração de inteligência artificial.

Não há dúvidas sobre o fato de que a IA é usada em jogos — a inteligência artificial realmente facilita as coisas para os desenvolvedores.

No entanto, alguns jogadores ficaram indignados com o fato de a 11 bit Studios não ter indicado a presença de conteúdo gerado na página do Steam. Além disso, discussões sobre os autores das localizações de The Alters surgiram no LinkedIn, condenando o estúdio pelo uso de IA.

Por exemplo, Handong Ryu, responsável pela tradução para o coreano, observou que parte do texto realmente parecia ter sido gerada pela IA no último momento, sem o consentimento dos autores da localização e da revisão.

Até o momento da redação deste texto, os desenvolvedores da 11 bit Studios ainda não responderam às alegações. Também não há menção a conteúdo de IA na página do The Alters no Steam.

Vale lembrar que The Alters recebeu boas críticas da mídia. O inusitado simulador de sobrevivência está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S, além do Game Pass.