Carlo Acutis - santo gamer
Carlo Acutis - O primeiro santo gamer da igreja católica.

Uma canonização inusitada aconteceu ontem (07/09) na Cidade do Vaticano: pela primeira vez na história, o título de santo foi concedido a um jogador comum. Um adolescente italiano tornou-se famoso entre os católicos por seus feitos e foi canonizado pela Igreja após sua morte.

Segundo a Catholic Review, Carlo Acutis, de Milão, era conhecido por sua devoção à religião desde cedo, por seu trabalho voluntário, por ajudar moradores de rua e por ensinar catecismo. Ele também criou sites dedicados ao catolicismo e aos santos, ganhando o apelido de “Influenciador de Deus”. Nas horas vagas, ele gostava de videogamesHalo, Super Mario Bros. e a série Pokémon eram seus favoritos.

Infelizmente, em 2006, Carlo morreu de leucemia aos 15 anos. Segundo a Igreja, dois casos de cura milagrosa (o primeiro deles, aqui no Brasil) foram documentados depois que fiéis rezaram a Carlo Acutis, cumprindo uma condição necessária para a santidade na tradição católica.

Anos depois, Carlo foi declarado Venerável e, em 2020, foi beatificado pelo Papa Francisco. A canonização do jogador ocorreu no último domingo, dia 7 de setembro, durante a Santa Missa no Vaticano, celebrada pelo Papa Leão XIV. Ele agora terá seu próprio dia de festa, e paróquias e escolas poderão adotar o nome do santo-jogador.