Os desenvolvedores de Pragmata, a aventura de ação e ficção científica da Capcom, explicaram o motivo dos atrasos indefinidos do jogo. Anunciado pela primeira vez em 2020, Pragmata estava originalmente previsto para ser lançado em 2022, depois adiado para 2023, antes de ser adiado indefinidamente. Agora, a previsão é que o jogo chegue apenas em 2026.
Em uma entrevista ao The Gamer na Tokyo Game Show, o diretor Cho Yonghee revelou que o principal desafio foi implementar a mecânica de hacking exclusiva do jogo:
“É um grande motivo para isso [o atraso]. Houve muita tentativa e erro, idas e vindas, só para ver o que daria certo e o que funcionaria melhor.”
Cho Yonghee
O produtor Naoto Oyama acrescentou que a equipe passou um tempo considerável equilibrando dois sistemas de jogabilidade principais: o hacking robótico de Diana e o tiro de Hugh. Os desenvolvedores também debateram longamente quanto espaço de tela a interface de hacking deveria ocupar durante as batalhas.
Apesar da revelação antecipada, Cho não se arrepende de anunciar o projeto tão cedo:
“Anunciar o jogo tão cedo serviu de motivação para nós. Se não tivéssemos lançado aquele trailer naquela época, Pragmata talvez não fosse o mesmo jogo que é hoje.”
Cho Yonghee
Oyama também observou que o anúncio antecipado ajudou a manter a conscientização: toda vez que a Capcom realizava um showcase digital, os fãs esperavam ansiosamente por notícias sobre Pragmata.
A história de Pragmata leva os jogadores a um futuro distante, onde os robôs se tornaram parte integrante da vida humana. O protagonista Hugh Williams viaja com sua equipe para uma instalação de pesquisa lunar para investigar um misterioso apagão de comunicações. Lá, ele se vê no meio de uma rebelião de IA e precisa unir forças com Diana, uma androide capaz de hackear máquinas.
Pragmata está atualmente em desenvolvimento para PC, Xbox Series X|S e PlayStation 5, com lançamento previsto para 2026.