Phil Spencer

Em meio a demissões em massa e ao aumento dos preços do Game Pass, a ex-presidente da Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC), Lina Khan, lembrou ao público que era exatamente isso que os reguladores temiam ao tentar bloquear a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft por US$ 68,7 bilhões.

“A aquisição da Activision pela Microsoft foi seguida por aumentos significativos de preços e demissões, prejudicando tanto jogadores quanto desenvolvedores. Como vimos em todos os setores, a consolidação crescente do mercado e o aumento dos preços geralmente andam de mãos dadas. À medida que as empresas dominantes se tornam grandes demais para se importar, elas podem piorar as coisas para seus clientes sem precisar se preocupar com as consequências.”

Lina Khan

O acordo foi finalizado em outubro de 2023, apesar do processo da FTC. Desde então, a Microsoft realizou várias rodadas de demissões: primeiro, 1.900 funcionários no início de 2024, depois outros 650. Recentemente, a empresa cortou 9.000 empregos e encerrou vários projetos, incluindo o reboot de Perfect Dark e alguns outros jogos.

Ao mesmo tempo, a Microsoft aumentou o preço do Game Pass duas vezes: primeiro em julho de 2024 e novamente esta semana — desta vez por uma margem significativamente maior.

Enquanto isso, relatos sugerem que a Microsoft está se preparando para lançar uma versão gratuita e suportada por anúncios do seu serviço de jogos em nuvem, o Xbox Cloud Gaming.