Steam - Logo

A Valve divulgou os resultados de outubro de sua Pesquisa de Hardware e Software Steam, revelando que o Linux agora representa mais de 3% de todos os usuários do Steam. Este é o melhor resultado já alcançado pelo Linux, com o sistema operacional apresentando um aumento de 0,37% em sua participação no último mês.

O Windows continua sendo o sistema operacional dominante entre os usuários do Steam, representando quase 95% da base de usuários da plataforma. Em 14 de outubro de 2025, o suporte ao Windows 10 chegou ao fim e, com isso, mais usuários estão migrando para o Windows 11.

Apesar do fim do suporte principal, o Windows 10 não desaparecerá tão cedo. Ainda há um número considerável de jogadores que usam o sistema operacional, de acordo com a pesquisa mais recente da Valve.

Em relação às preferências de hardware, a placa de vídeo Nvidia RTX 3060 para desktops continua sendo a mais popular no Steam. Atualmente, ela detém 4,47% do mercado (+0,06 pontos percentuais), enquanto a versão para notebooks da RTX 4060 ocupa o segundo lugar com 4,3% (-0,54 pontos percentuais). A RTX 4060 para desktops está em terceiro lugar com 4,17% (-0,08 pontos percentuais).

Outros componentes de hardware ainda incluem os clássicos 16 GB de RAM (41,49%), um processador de 6 núcleos (28,69%), 8 GB de memória de vídeo (33,46%) e um monitor com resolução de 1080p.

Mais informações podem ser encontradas na página oficial da pesquisa de hardware e software do Steam.

A Steam Hardware & Software Survey é uma pesquisa mensal que a Valve realiza para entender quais tecnologias, softwares e hardwares os clientes estão usando, o que, por sua vez, ajuda a empresa e os desenvolvedores de jogos a tomar futuras decisões de investimento.

A Valve seleciona aleatoriamente os participantes e permite que você opte por não participar da pesquisa. Portanto, os dados finais nunca são 100% precisos.