Xbox

O portal Windows Central relata que a Microsoft está desenvolvendo um conceito fundamentalmente novo para sua futura plataforma de jogos. O Xbox de próxima geração, com lançamento previsto para 2027, é posicionado como um dispositivo híbrido.

O sistema será baseado no Windows 11, transformando efetivamente o console em um computador dedicado para jogos. Os usuários terão dois modos de interface: um iniciador otimizado no estilo Xbox Series e uma área de trabalho clássica do Windows, permitindo a instalação de aplicativos de terceiros.

Um recurso fundamental será a abertura da plataforma — será possível iniciar jogos não apenas da Microsoft Store, mas também de outras lojas, como o Steam.

O dispositivo manterá total compatibilidade com a biblioteca de gerações anteriores do Xbox. Ao mesmo tempo, espera-se que a atual geração de consoles Series seja suportada por mais tempo do que o habitual, permanecendo uma plataforma de destino para grandes jogos de serviço.

Semelhante à estratégia atual com dispositivos portáteis, a Microsoft planeja criar um modelo estacionário de referência, enquanto os parceiros da empresa, como a ASUS, lançarão suas opções na mesma plataforma. Em paralelo, o desenvolvimento de uma versão portátil do Xbox continua, que também será produzido de acordo com o esquema de afiliados.

O preço final do dispositivo e a data de lançamento permanecem indefinidos devido aos muitos fatores incertos no mercado de componentes e logística.