Youtube
Youtube (Créditos Imagem - Google).

Através de e-mails enviados para milhares de criadores de conteúdo, o Youtube anunciou que a partir do dia 1º de Abril de 2022, começará a cobrar 14% de tributos sobre transações locais nas receitas de publicidade geradas com anunciantes brasileiros; essa mudança afetará todos os criadores de conteúdo do Brasil.

Segundo o comunidado do Youtube, “De acordo com a legislação brasileira, o Google Brasil é obrigado a coletar os tributos sobre transações locais ao prestar serviços de publicidade para anunciantes no país ou em receitas de publicidade geradas por anunciantes brasileiros. Por causa de um erro, os tributos sobre transações locais não foram deduzidos antes do cálculo da sua repartição de receita. O Google não considera esses tributos como receita. Após a atualização, eles serão deduzidos antes de calcular sua repartição de receita.”

A dedução de 14% será realizada antes do pagamento enviado aos criadores, e o Youtube acredita que os criadores de conteúdo no Brasil terão um impacto de até 10% no valor da receita total de publicidade. O Youtube ainda diz que os tributos serão deduzidos apenas das receitas de publicidade geradas por anunciantes brasileiros e não afetam outras fontes de receita, como o YouTube Premium, Clubes dos canais, Super Chat e Super Stickers.