Um jogador e criador de conteúdo assumiu uma tarefa difícil e cara ao comprar todos os jogos disponíveis da Nintendo eShop para 3DS e Wii U antes do final do mês.
O jogador não estava sozinho em sua tarefa, pois ele e seus colegas reuniram o máximo de recursos possível para garantir que pudessem cumprir sua missão antes do fechamento do Nintendo 3DS e do Wii U eShop em 27 de março.
A notícia do fechamento do Nintendo 3DS e Wii U eShop foi anunciada pela primeira vez no inverno passado, apesar de muitos esforços dos jogadores para convencer a Nintendo a reconsiderar a medida.
No entanto, como o Wii Shop Channel foi fechado anos antes, a Nintendo optou por dobrar sua decisão, com períodos de manutenção ocorrendo para encerrar as eShops.
Como resultado, o Nintendo 3DS e o Wii U eShops agora estão realizando liquidações para jogadores que desejam uma última chance de comprar alguns jogos digitalmente.
Conforme calculado pelo VGC, até 1.000 títulos da eShop somente digital desaparecerão praticamente para sempre, levando esses jogos ao esquecimento. Mas o criador de conteúdo Jirard Khalil, mais conhecido como The Completionist, decidiu fazer algo para salvá-los.
The Completionist e seus amigos decidiram pegar todos os jogos que pudessem nas eShops e postaram seus esforços e razões pelas quais tal missão foi realizada em um vídeo.
O YouTuber diz que comprou o equivalente a 866 jogos Wii U e 1.547 jogos 3DS, custando US$ 22.791 (R$ 119.506,16) e quase um ano para ser concluído. Em termos de armazenamento, os jogos do Wii U ocupam cerca de 1,2 TB, enquanto os jogos do 3DS equivalem a 267 GB.
The Completionist disse que o esforço foi prejudicado pela Nintendo em várias ocasiões, entre a descontinuação da Nintendo dos métodos de pagamento tradicionais para o 3DS e Wii U eShops, bem como os limites do que a carteira do eShop pode conter a qualquer momento.
Em agosto passado, a Nintendo também interrompeu o resgate de códigos eShop, o que colocou Khalil e seus colegas em uma corrida contra o tempo.
O Youtuber também foi frustrado pelas limitações técnicas de baixar todos os jogos da eShop em ambas as plataformas, já que os clientes da eShop nesses consoles eram lentos em comparação com o Nintendo Switch eShop.
Khalil também comprou vários cartões microSD para armazenar jogos 3DS e um HD externo de 2 TB para armazenar os jogos Wii U.
The Completionist disse que o principal motivo para esse grande empreendimento era garantir que cada jogo fosse preservado e que ele doaria esses consoles e métodos de armazenamento associados à Video Game History Foundation.
Com a Nintendo dando as costas aos pedidos dos fãs para preservar o máximo de jogos possível, cabe a jogadores como Khalil garantir que esses jogos não sejam esquecidos, não importa o custo.