Os jogos com narrativas densas têm que arcar com o fardo de conectar o mundo e as circunstâncias para os eventos do jogo. Claro, isso geralmente é feito dentro do próprio jogo por meio de cinemática ou narrativa baseada em jogabilidade, mas alguns desenvolvedores preferem um caminho alternativo, como uma história em quadrinhos prequela, como no caso de Suicide Squad: Kill the Justice League. Hideo Kojima, no entanto, seguiu um caminho diferente, “só para variar um pouco”.
O aclamado diretor não foi uma vez, mas duas vezes com um jogo curto para criar expectativa para um grande lançamento. Metal Gear Solid 5: Ground Zeroes é o mais recente dos dois.
O PT (não, não estou falando do Partido dos Trabalhadores) poderia ser considerado o primeiro, mas não vamos relembrar esta triste história agora…
Ground Zeroes, que completou nove anos no dia 18/03, foi lançado como uma espécie de aperitivo para MGS 5 e fez um trabalho brilhante. No entanto, a ideia por trás deste lançamento foi baseada em algo maior.
“Na verdade, eu tinha uma grande intenção com o lançamento do GZ”, explica Kojima em um tweet muito recente. “O desenvolvimento de um jogo completo leva muito tempo, de quatro a cinco anos. Os tempos mudam durante a produção. Portanto, pensamos em fornecer um método episódico como um drama de fluxo. Produzir um episódio e distribuí-lo. Distribuir os episódios 2 e 3 enquanto recebe feedback. GZ também foi feito para esse experimento.”
Claro, Kojima é conhecido por postar as coisas mais aleatórias – como este Instagram Reel dele mesmo brincando com um brinquedo Optimus Prime ativado por voz – mas este Tweet tem algum contexto. É um retweet de uma postagem anterior que ele fez comemorando nove anos de Ground Zeroes e explicando seu propósito em uma imagem maior.
Ele disse que foi uma “parte introdutória importante para enraizar o espírito vingativo de Snake (jogador) na história principal. O tema do MGSV é a retaliação. Desde que o PS4 foi lançado no final de 2013, apresentamos o novo MGS com PS4 x FOX engine x mundo aberto e o liberei com antecedência com feedback para a história principal em mente.”