Logo abaixo de cada avaliação na Steam, existe uma pergunta “Esta avaliação foi útil?”, e através desta pergunta os jogadores podem responder com uma opção de Sim, Não, Engraçado ou entregar algum Prêmio para determinada avaliação.
Recentemente foi descoberto que um usuário chamado de FREEDOMS117, que criou uma avaliação sobre o jogo gratuito Warlander na Steam, sofreu uma punição por causa desta analise, e todos os outros jogadores que classificaram a avaliação como positiva, também receberam punições.
A avaliação em questão era uma crítica negativa feita no início deste ano chamando o sistema anti-cheat do jogo Warlander de “suspeito”, alegando que “ele continua funcionando mesmo quando o jogo é fechado, incluindo ícones na bandeja” e “parece estar enviando alguns pacotes de dados para IPs do Japão enquanto o jogo já foi fechado.”
Então, o usuário FREEDOMS117 passou a explicar como desinstalar o Sentry Anti-Cheat completamente, incluindo instruções sobre como remover qualquer coisa que ele tenha deixado em seu registro. Se você classificasse as avaliações de usuários de Warlander por “Mais úteis”, essa avaliação estava no topo, recebendo não apenas 2.439 votos positivos, mas também várias centenas de prêmios.
Eis que na última semana, o usuário foi banido por um moderador do Steam “por violar os Termos de Serviço do Steam“. Ainda é possível visualizar a avaliação que causou o banimento com um link direto, mas agora o texto da crítica está oculto.
A conta Steam de FREEDOMS117 foi restrita por 30 dias, bloqueando todos os recursos da comunidade Steam. Isso tornou impossível para o usuário postar mais avaliações, postar mensagens nos fóruns ou votar em outras avaliações de jogadores, embora sua capacidade de jogar não tenha sido afetada. Qualquer um que deu um sinal de positivo à crítica original também teve sua capacidade de votar em avaliações restrita por 30 dias, como foi revelado por um post no Slashdot.
O Suporte Steam já respondeu o usuário FREEDOMS117, removendo as restrições de sua conta e o banimento de votos de outras pessoas, explicando que um moderador confundiu a análise original com instruções sobre como evitar o software antitrapaça:
“Nossos moderadores procuram conteúdo que descreva como trapacear ou descreva como adulterar sistemas antitrapaça. Isso é contra nossas regras e parece que foi isso que nossa equipe de moderação identificou incorretamente com este caso, levando à revisão banida. Eu concordo com sua avaliação de que esta revisão não se encaixa nesses critérios.”
“Além disso, o mod identificou esta revisão como potencialmente perigosa para outros jogadores, devido a algumas das etapas que exigem edições de registro. Isso levou ao bloqueio adicional que foi colocado em sua conta e contas de eleitor. Posso ver que sua revisão não contém links de phishing, tentativas de enganar ou enganar jogadores ou qualquer outra coisa que justifique um bloqueio.”
Eles sugerem que, em vez de restaurar a revisão, faria mais sentido reformatá-la como um guia Steam, uma vez que contém instruções detalhadas e poderia ser postada “com pelo menos alguma divulgação sobre como as etapas são ‘no seu próprio risco’. O guia pode ser vinculado diretamente a partir da revisão.” Eles terminaram observando: “Também estaremos acompanhando o desenvolvedor sobre o comportamento descrito na revisão.”
Enquanto isto, a editora de Warlander, Plaion, postou um artigo de suporte dizendo que o Sentry Anti-Cheat tinha “um bug em que o Sentry falha ao cancelar o registro do ícone exibido na bandeja de tarefas quando a bandeja de tarefas do Sentry Anti-Cheat fecha, o que deixa o ícone exibido e faz parecer que o Sentry ainda está em execução.” Eles também escreveram que “o Sentry Anti-Cheat não coleta nenhuma informação pessoal, pois o Sentry Anti-Cheat não precisa lidar com nenhuma informação pessoal” e incluiu instruções sobre como desinstalá-lo.
Reivindicações sobre o Sentry Anti-Cheat de lado, embora faça sentido que a Valve possa restringir qualquer um que use avaliações do Steam para postar golpes, abusos ou outras coisas inapropriadas, o fato de que pode estender uma restrição a qualquer um que simplesmente dê um joinha nele – talvez sem nem perceber que uma crítica é maliciosa – parece um passo longe demais.