Para celebrar meu post de número 500 aqui no Gameplays Cassi, resolvi fazer algo diferente. Aproveitando a série de remakes que estamos vendo nos últimos meses e até anos, decidi trazer aqui 5 jogos que considero merecerem um remake.
Lembrando que esta é a minha opinião e não reflete necessariamente a opinião do Cassi. E você tem total direito de discordar. Claro, sempre com muito respeito.
Eu separei apenas 5 jogos para que o post não fique tão grande, mas é óbvio que existem muitos outros jogos bons – às vezes nem tão famosos – que merecem também um remake e não serão mencionados aqui.
Dito isso, sem mais enrolação, vamos ao meu top 5 jogos que merecem um remake:
1. Resident Evil – Code: Veronica (2000)
Se você já leu alguns dos meus posts aqui talvez tenha percebido que Resident Evil é uma das minhas franquias de jogos favoritas.
E com a onda de remakes que a Capcom tem surfado e o sucesso que tais remakes têm feito, digamos que um remake de Resident Evil Code: Veronica não seja algo tão difícil de acontecer. Inclusive, recentemente, a desenvolvedora japonesa fez uma pesquisa perguntando aos fãs suas opiniões sobre Resident Evil e demais jogos da franquia.
Lançado originalmente em 2000 para Dreamcast e depois disponível em GameCube e PS2, RE Code: Veronica foi inicialmente desenvolvido como o terceiro jogo da série para o Sega Saturn. Isso mesmo, originalmente Code: Veronica seria o Resident Evil 3.
No entanto, as limitações técnicas do Sega Saturn adiaram o projeto, que acabaria disponível apenas com a chegada do Dreamcast. Code: Veronica marcou época por ser o primeiro Resident Evil realmente em 3D e ganhou remasterizações para Xbox 360, PlayStation 3 e PlayStation 4.
2. Parasite Eve (1998)
Parasite Eve é uma franquia que, infelizmente, foi esquecida com o tempo. É compreensível, pois o primeiro Parasite Eve de 1998 que saiu para o PS1, não envelheceu bem. Sabe aquele controle “travadão” dos primeiros jogos de Resident Evil? Pois é, Parasite Eve é um pouco pior.
Mas o jogo foi um sucesso na época, recebendo uma sequência no ano seguinte. E quase 10 anos depois, recebendo uma terceira parte. E de lá para cá, nada mais foi lançado sobre a franquia.
Parasite Eve traz a história de Aya Brea, uma jovem agente policial novata que acaba descobrindo verdades sobre seu passado após um incidente em um teatro em Nova Iorque. O jogo traz elementos de RPG e survival horror, pois permite uma mobilidade pouco comum para os RPGs de até então. A sua classificação real é a de um RPG.
3. Legacy of Kain: Soul Reaver (1999)
Soul Reaver foi lançado em 1999 pela Crystal Dynamics e saiu para Playstation, PC e Dreamcast. Desde então, o jogo está sem novidades há quase 20 anos, uma franquia tão valiosa, que já rendeu grandes jogos, não merecia o esquecimento, e muitos que jogaram há quase duas décadas gostariam de ver tudo isso de volta. Eu, com certeza, estou nesse meio.
Com um mundo vasto, com milênios de história e uma mitologia tão rica, merecia sem dúvida um remake.
4. Syphon Filter (1999)
Outro ótimo jogo que curti bastante e que também foi lançado em 1999 foi Syphon Filter. O jogo chamava a atenção tanto pelo charme e pela história quanto pela jogabilidade.
Syphon Filter nos trouxe uma mistura interessante de estilos, levando os jogos de ação a um outro nível. Se você gosta de games de espionagem, provavelmente iria/irá gostar de Syphon Filter. Seria muito bom ver a Sony trazer esse jogo de volta. Porém, acredito que as chances são bem remotas, para não dizer nulas…
5. Dino Crisis (1999)
Eis aqui mais um jogo da Capcom que eu gostaria que tivesse um remake. E acho que não somente eu, mas muitos outros. Inclusive, alguns fãs da franquia esperaram que houvesse algum anúncio no último Capcom Showcase, mas infelizmente não rolou.
Por outro lado, o insider Tom Henderson deixou alguns fãs com uma pontinha de esperança, dando a entender que a Capcom talvez esteja trabalhando em Dino Crisis.
Dino Crisis foi muito ousado para sua época, e assim como tantas outras franquias do passado, o survival horror com dinossauros continua vivo no coração dos fãs.
Bem, é isso! Esse é o meu top 5 jogos que merecem um remake! Deu pra perceber que os jogos lançados perto da virada do milênio marcaram bastante a minha vida gamer, né?
Leia também: