De acorco com o Wall Street Journal, citando um e-mail interno enviado aos funcionários da empresa controladora Google, o novo produto de jogos do Google será chamado de “Playables”, que promete oferecer aos usuários a chance de jogar em dispositivos móveis ou computadores de mesa por meio da plataforma de streaming de vídeo.
Playables permitirá que os jogadores joguem instantaneamente por meio do aplicativo do YouTube em dispositivos móveis, semelhante ao falecido Stadia.
Esta é a mais recente incursão em videogames do Google, seguindo o Google Stadia, uma plataforma baseada em nuvem que permite aos jogadores transmitir sua biblioteca no Chrome, bem como no Chromecast e outros dispositivos semelhantes.
Atualmente, não está claro se Playables aproveitará a mesma tecnologia usada pelo Stadia, e também não está claro se o escopo do Playables irá além dos títulos básicos neste estágio.
O Google já havia tentado reutilizar a tecnologia Stadia, oferecendo-a a terceiros, como a gigante do fitness Peloton, para oferecer versões gamificadas de seus treinos por meio da nuvem, mas isso também foi encerrado.
Ao anunciar os planos de fechamento do Stadia em setembro de 2022, o gerente geral da plataforma, Phil Harrison, admitiu que o serviço não ganhou a tração com os usuários que o Google esperava após seu lançamento em novembro de 2019.
“Alguns anos atrás, também lançamos um serviço de jogos para consumidores, o Stadia. E embora a abordagem do Stadia para streaming de jogos para consumidores tenha sido construída sobre uma forte base tecnológica, ela não ganhou a força com os usuários que esperávamos, então tomamos a difícil decisão de começar a encerrar nosso serviço de streaming Stadia.”