Starfield
Starfield (Imagem: Bethesda).

Starfield é uma experiência de viagem pelo vasto universo e nisso ele acerta muito. Todas as viagens para outros planetas e sistemas solares é algo que realmente impressiona, porém, a maioria dos planetas são vazios, e essa é uma consequência ao tentar criar um “simulador espacial completo”.

A história de campanha do Starfield é muito boa, com alguns plot twist e um final digno, mas, o grande problema é que a campanha demora muito, mas muito mesmo para desenrolar. Acaba sendo mais divertido e interessante fazer as missões secundárias de facção, que é algo que eu realmente recomendo fazer, para conseguir novos itens, melhorias em naves e pontos de experiência.

Progressão com naves em Starfield

A progressão com naves para mim foi a melhor parte em Starfield, eu gastei horas para aprimorar as habilidades de naves, já que você precisa upar as habilidades de Design e Pilotagem para conseguir criar uma boa nave do zero, mas, esteja ciente que você vai gastar muita grana ao montar naves, e é por isso que recomendo fazer as missões de facções.

O sistema de criação de naves é o ponto mais positivo em Starfield.

O combate corpo a corpo ou com armas é muito fácil, que não precisei nem mesmo aprimorar as habilidades de combates, e assim, foquei tudo na criação de naves e também em habilidades sociais e de hacker.

Sim, assim como a grande maioria dos jogos da Bethesda, você vai ter que usar muitas vezes o menu do jogo, já que você sempre precisa organizar o inventário, alterar armas, trocar habilidades especiais e também alterar peças em suas naves e organizar a tripulação.

Entrepostos são inúteis em Starfield

Acredito que o sistema de entrepostos foi completamente inútil em minha primeira jornada, já que você não precisa dele em nenhum momento para zerar o game. Eles são úteis apenas para farmar recursos (que você pode comprar por preço de banana em vários comerciantes), e com os recursos você pode criar vários itens e aprimorar equipamentos (que também é outra parte dispensável em minha visão, já que não precisei fazer muitas alterações em armas para zerar o game).

Você não precisa de entrepostos para zerar Starfield.

O grande ponto negativo em Starfield

O grande ponto negativo em Starfield é o velho sistema de Bethesda em fazer games, o jogo tem muita tela de carregamento, 99% das lojas/quartos são acessados através de carregamento, que as vezes podem levar até 5 segundos (mesmo usando um SSD), e isso é algo que tira muito da imersão.

O jogo possui bugs, sim, muitos bugs. Por mais que eu não tive problemas de bugs durante as missões de campanha, as missões secundárias foram repletas de problemas.

Problemas que vão desde certo NPC não fazer o que deveria ser feito, e a missão ficar completamente travada como no caso a “missão em fuga”, no qual um NPC não vai para o lugar certo e a missão não tem andamento, (note que a Bethesda diz ter corrigido esse problema, porém, no meu save ela ainda não funciona).

O New Game Plus tem uma pegada muito boa, no qual, alerta de spoiler, você pode começar o jogo do zero e fazer as missões e tomar rumos novos para ver o que vai acontecer neste novo universo.

Poderia ter sido muito melhor

Viajar o universo com a sua nave é a melhor parte em Starfield.

Starfield poderia ter sido muito mais do que foi. Em certos momento é completamente frustrante não conseguir terminar uma missão secundária por conta de bugs e também, um dos grandes problemas presentes no jogo, em minha visão, é a demora para a história de campanha engrenar, fazendo com que muitos jogadores acabem largando o jogo.

Até o momento dessa análise, cerca de 8 meses após o lançamento, apenas 18% dos jogadores que compraram o game na Steam finalizaram a missão final, chamada “Um Salto Gigante”.

Menos de 20% dos jogadores que compraram Starfield na Steam terminaram o jogo.

Eu finalizei Starfield na dificuldade “difícil”, uma antes da “mais difícil” e planejo jogar o modo New Game Plus futuramente, e terminei o jogo base com cerca de 90 horas via Steam no PC. Comprei o jogo em pré-venda, pelo valor de R$ 299,00.

O futuro de Starfield

Enquanto isso, a aguardada DLC de Starfield, chamada de Shattered Space, está supostamente em sua atual janela de lançamento, e que poderá ser lançada em breve.

Segundo relatos, essa DLC será baseada em história que introduzirá novos locais, tarefas, equipamentos e muito mais no RPG.

Um dos novos recursos em que Starfield também vai receber é finalmente veículos terrestres, algo que vai sem dúvidas ajudar muito na exploração de planetas, já que explorar planeta andando, é muito entediante e frustrante.

Atualizações

Recentemente a Bethesda anunciou que Starfield receberá diversas atualizações, que vão desde melhorias de jogabilidade até mesmo desempenho, já que pela primeira vez o game será jogável em, 60 Frames por Segundo nos consoles do Xbox Series X, algo que não era possível em seu lançamento.

Entre as atualizações, a Bethesda ainda promete muitas correções nos Postos Avançados e uma vasta lista de correções em missões do game. Essa nova atualização está atualmente em Beta no Steam, e deve ser lançada de maneira oficial para todos em breve.