Durante uma reunião com investidores, o COO da Sony, Hiroki Totoki, falou sobre o fato de que o PlayStation poderia trazer lucros ainda maiores para a empresa.
Ele acredita que o departamento de jogos da Sony está cheio de “pessoas criativas e brilhantes” – que “nem sempre são muito boas em assuntos de negócios”:
“As pessoas que trabalham em nossos estúdios são extremamente motivadas. São pessoas excelentes, com uma mente criativa e uma riqueza incrível de conhecimento. Porém, quando se trata do lado empresarial, acho que eles têm espaço para crescer.O problema é exatamente como eles usam o orçamento, como programam o desenvolvimento e assim por diante. Esta é minha opinião honesta. Continuaremos a construir um diálogo com as pessoas e a tentar encontrar o caminho certo”, afirmou.
Totoki também observou que a PlayStation deve focar com maior convicção em uma abordagem multiplataforma para otimizar as receitas de suas produções próprias.
“No passado, queríamos popularizar o console e o objetivo principal dos títulos originais era tornar o console popular. É verdade, mas há uma sinergia nisso. Portanto, se você tiver um conteúdo primário forte, não apenas com nosso console, mas também em outras plataformas, como computadores, o conteúdo primário pode ser cultivado com multiplataforma e isso pode ajudar a melhorar o lucro operacional. Então esse é outro que queremos trabalhar proativamente. Pessoalmente, penso que existem oportunidades para melhorar as margens, por isso gostaria de ser agressivo na melhoria do nosso desempenho de margens.”
Hiroki Totoki
Em seu relatório financeiro do trimestre encerrado em 31 de dezembro de 2023, a Sony disse que o PlayStation 5 vendeu 55 milhões de unidades.
Para o atual ano fiscal, a Sony planejou vender 25 milhões de consoles, mas essa meta não estava destinada a se tornar realidade: a empresa agora espera que os jogadores comprem apenas 21 milhões de unidades.