Em entrevista ao Flow Games, Pawel Sasko, que trabalhou como designer-chefe de missões do Cyberpunk 2077, falou sobre os benefícios do modding. Segundo o desenvolvedor, aproximadamente metade dos autores de missões para a continuação de Cyberpunk 2077 começaram com modificações amadoras.
Ao mesmo tempo, Sasko compartilhou uma história inspiradora sobre o designer sênior de missões Eero Varendi. Há alguns anos, este cara fazia mods à noite depois de trabalhar no campo de beterraba, e seu mod mais chamativo foi um remake do primeiro The Witcher no motor gráfico de The Witcher 3. A CDPR adorou o trabalho do rapaz que, na época, tinha uns 20, 21 anos, segundo Pawel Sasko.
“Assisti ao vídeo e fiquei surpreso com a qualidade do trabalho. Então perguntei ao Philipp Weber, que também é modder, se ele conhecia esse cara. Ele me disse que sim. Então, pedi-lhe que escrevesse para ele e me enviasse um currículo. Ele enviou o currículo, fizemos os testes e deu tudo certo.”
Pawel Sasko
Veja, abaixo, o vídeo em questão:
A CD Projekt RED então contratou Varendi e o transferiu da Austrália para a Polônia. Ele está atualmente trabalhando na quarta parte da franquia (Polaris ou The Witcher 4).