Na semana passada, o serviço de assinatura da Microsoft passou por mudanças significativas. O Xbox Game Pass foi atualizado com um novo nível, novas regras para os jogos em Day One e preços aumentados para quase todos os níveis.
No entanto, como era de se esperar, essas mudanças não agradaram a todos. Embora os fãs não tenham hesitado e criticado rapidamente muitas das mudanças da Microsoft, a FTC parecia ter suas próprias críticas. O órgão regulador chamou essas mudanças de “deterioração na qualidade do produto”.
Em seu último documento, a FTC apontou mudanças recentes no Game Pass da Microsoft como forma de exercer o poder pós-fusão. Segundo a FTC, este é exatamente o tipo de comportamento anticompetitivo que temia.
No seu processo, a FTC argumenta que remover as liberações do Day One da linha de base é uma séria desvantagem para os consumidores. Ela também afirma que a Microsoft removeu os jogos mais valiosos do novo nível.
Para quem não sabe, a FTC não recuou após a fusão entre Microsoft e Activision Blizzard. Anteriormente, ela foi a tribunal após uma grande onda de demissões no Xbox, que afetou cerca de 2.000 funcionários.
Agora o órgão regulador está de volta com outro caso, continuando a recorrer da aprovação da fusão. A FTC também afirma que as ações da Microsoft são inconsistentes com as suas declarações anteriores. Embora Call of Duty ainda esteja chegando ao Game Pass, ele não será incluído no nível padrão para consoles.
Por mais que a FTC possa ter razão em seus argumentos, é difícil que haja alguma mudança significativa na Microsoft. Até porque a fusão com a Activision já foi aprovada para fazer uma grande diferença.