Counter-Strike 2
Counter-Strike 2 (Créditos Imagem - Valve).

O Steam Marketplace pode estar sendo usado para lavagem de dinheiro ou manipulação de mercado. Esta conclusão foi alcançada pelos autores de um artigo publicado na revista Forensic Science International: Digital Investigation.

O estudo se concentrou nas transações em Counter-Strike: Global Offensive (agora substituído por Counter-Strike 2) durante cinco dias em agosto de 2020. Durante este curto período, uma quantidade impressionante de dados foi coletada, incluindo:

  • Frequência e volume de transações
  • IDs de licitantes anônimos
  • IDs do produto
  • Custo de cada transação
  • Carimbos de data e hora da transação

A análise desta informação revelou um quadro interessante. Vários traders apareciam regularmente no topo dos compradores e vendedores mais ativos. Quatro usuários em particular se destacaram porque sua atividade foi excepcionalmente alta.

As estatísticas são indicativas: apenas os dez vendedores mais ativos realizaram 4,5% de todas as transações com itens CS:GO na plataforma de negociação durante o período do estudo. Essa concentração da atividade nas mãos de um pequeno grupo de comerciantes despertou suspeitas entre os pesquisadores.

Segundo os autores do artigo, tal intensidade de negociação pode indicar manipulação de mercado ou outra atividade que obrigue a realização de transações com frequência anormal. Eles sugerem que podem existir padrões semelhantes em outros “mercados secundários” na indústria de jogos.