Assassin's Creed: Shadows
Assassin's Creed: Shadows - (Créditos: Ubisoft).

A Ubisoft respondeu a enorme polêmica em torno de Assassin’s Creed: Shadows e publicou um longo post de desculpas. A empresa pediu perdão à comunidade japonesa e admitiu que algumas das críticas eram justas.

Segundo os desenvolvedores, eles cooperam ativamente com consultores, historiadores e o escritório japonês e tratam a cultura do país com grande respeito. Ao mesmo tempo, a empresa lembrou que Assassin’s Creed: Shadows, como qualquer outra parte da franquia, continua sendo uma obra de ficção.

Desde o anúncio de Assassin’s Creed: Shadows, recebemos muitos comentários positivos, mas também algumas críticas, inclusive de vocês, nossos jogadores japoneses. Partilhamos a sua paixão pela história e respeitamos profundamente a sua preocupação pela integridade histórica e cultural do seu rico património.

Colocamos um esforço considerável para fazer uma representação convincente e respeitosa do Japão feudal. No entanto, a série Assassin’s Creed, incluindo Shadows, nunca foi apresentada como uma releitura factual de eventos históricos. Em vez disso, pretendemos despertar a curiosidade dos jogadores e incentivá-los a explorar de forma independente os eventos históricos que nos inspiram.

Assassin’s Creed: Shadows tem como objetivo principal ser um videogame divertido que conta uma história convincente de ficção histórica ambientada no Japão feudal.

Apesar dos nossos esforços, reconhecemos que certos elementos dos materiais promocionais suscitaram preocupações entre a comunidade japonesa. Por isso pedimos sinceras desculpas. Todos os materiais apresentados no momento estão em desenvolvimento e o jogo será desenvolvido posteriormente.

Ubisoft

Separadamente, a Ubisoft comentou sobre a situação com Yasuke. A empresa entende que na realidade o personagem pode não ter sido um verdadeiro samurai, mas a sua história única dá muito espaço para a criatividade.

“Embora busquemos autenticidade em tudo o que fazemos, os jogos Assassin’s Creed são obras de ficção inspiradas em eventos e figuras históricas reais. Os criadores foram criativos desde o início e incorporaram elementos de fantasia para criar uma experiência divertida e envolvente. O personagem Yasuke em nosso jogo é uma ilustração dessa abordagem. Sua vida única e misteriosa fez dele a escolha perfeita para contar a história de Assassin’s Creed tendo como pano de fundo o Japão feudal.

Yasuke é retratado como um samurai, mas reconhecemos que este é um assunto de debate. Incluímos cuidadosamente sua história em nossa narrativa e, junto com nosso outro personagem principal, a igualmente importante shinobi japonesa Naoe, os jogadores podem experimentar diferentes estilos de jogo.

Agradecemos imensamente seu feedback e encorajamos você a continuar compartilhando suas ideias. Embora entendamos que será muito difícil atender às expectativas de todos, esperamos sinceramente que os jogadores do Japão e de outros países apreciem a dedicação, o esforço e a paixão que colocamos em Assassin’s Creed: Shadows.”

Ubisoft

Assassin’s Creed: Shadows será lançado em 15 de novembro para PC, Xbox Series X/S e PS5.