Atualmente, a indústria de jogos está dividida entre a criação de jogos online (principalmente Gaas, ou seja, jogos de serviço) e a criação dos bons e velhos jogos single-player. Mas o que os próprios jogadores preferem?
De acordo com uma nova pesquisa realizada pela MIDiA Research (baseada em 9 mil pessoas em todo o mundo), constatou-se que apesar da grande quantidade de jogos online no mercado, o público ainda prefere jogos single player.
Veja Também:
- Rockstar Games anuncia que Red Dead Redemption chega em 29 de Outubro para PC
- Pesquisa feita por psicólogos aponta quais jogadores têm o QI mais alto
Segundo os dados, 53% dos jogadores preferem jogos single-player, enquanto o restante, 47%, prefere jogos multiplayer que incluam modos como PvE, co-op e PvP online.
Ao mesmo tempo, os dados também mostram que o público mais velho, com idade entre 25 e 55 anos ou mais, prefere jogos para um jogador, enquanto o público mais jovem, com idade entre 16 e 24 anos, prefere jogos multijogador.
Os responsáveis pelo estudo observam ainda que, embora vários estúdios de jogos single-player tenham sido forçados a fazer jogos como um serviço, perseguir tendências não valeu a pena.
Entre esses estúdios, a reportagem cita Sega com Hyenas da Creative Assembly, que foi cancelada, assim como do PlayStation, que fez o mesmo com The Last of Us Online, da Naughty Dog, após muitos anos de desenvolvimento.
Também são mencionados jogos como serviço que foram lançados e foram grandes fracassos: Crystal Dynamics (Marvel’s Avengers), BioWare e EA (Anthem), Platinum Games (Babylon’s Fall) e Arkane com a Microsoft (Redfall).
Enquanto isso, jogos single-player estão quebrando recordes de vendas, como as famosas franquias gigantes Zelda e Spider-Man, bem como as novas franquias Elden Ring e Black Myth Wukong.