Steam - Logo

Uma nova seção foi adicionada às Regras do Steam, inteiramente dedicada aos passes de temporada e inclui novas regras relativas aos cronogramas de lançamento do DLC incluído.

Para garantir que os desenvolvedores e editores não se desviem de suas promessas e compromissos quando se trata de passes de temporada, o Steam está agora reforçando suas regras. A documentação recém-descoberta da Valve descreve que os passes de temporada devem conter a data de lançamento de todos os DLC incluídos, descrever o que há em cada parte do DLC e muito mais.

Veja Também:

A nova página define claramente os passes de temporada como “um item DLC comprável com a promessa de conteúdo futuro que será entregue aos clientes como lançamentos individuais de DLC ou como conteúdo adicional desbloqueado no jogo base”. Junto com algumas orientações sobre como configurar corretamente sua página do Passe de Temporada no Steam, a Valve está lançando alguns avisos e novas regras sobre o que precisa ser incluído na lista do seu Passe de Temporada.

A primeira grande regra diz respeito ao cronograma de lançamento do conteúdo do Season Pass.

“Durante o processo de lançamento do Season Pass, você será solicitado a definir um horário de lançamento para cada lançamento de conteúdo no Season Pass. Este horário de lançamento é um compromisso tanto com os clientes quanto com o Steam. Se você não deseja comunicar claramente o conteúdo incluído em cada DLC e quando cada DLC estará pronto para lançamento, você não deve oferecer o Season Pass no Steam.”

Na nova orientação, identificada por Pavel Dzhundik, criador do site de rastreamento SteamDB, a Valve também expõe suas expectativas para o cronograma de lançamento. “ Trimestre e ano (ou seja, janeiro a março de 2025) ou temporada/ano são aceitáveis. É claro que uma data mais precisa também funcionaria (ou seja, junho de 2025 ou 1º de junho de 2025).” Agora também é necessário que cada parte do conteúdo DLC seja acompanhada por uma breve descrição do que está incluído.

Há alguma margem de manobra em que os desenvolvedores e editores podem “mudar a data de lançamento apenas uma vez por conta própria” se algum conteúdo do Season Pass for adiado. No entanto, a Valve também estipula que eles só podem escolher uma nova data “3 meses depois da que você selecionou originalmente”.

O documento também afirma que se um DLC que estava programado para ser lançado no Season Pass for cancelado, os clientes receberão um reembolso por esse conteúdo individual. Esta promessa de reembolso também pode ser aplicada se algum conteúdo DLC sofrer atraso de mais de três meses.

“Mesmo que ainda não tenha havido uma reclamação do cliente, a Valve poderá tomar medidas se você atrasar o DLC mais de um quarto (3 meses) além da janela de lançamento originalmente prometida. As ações incluem remover o Season Pass da venda no Steam, reembolsar todos os clientes que compraram o Season Pass pelo custo do DLC não lançado ou permitir que os clientes devolvam o Season Pass inteiro. Para fins de reembolso, o custo do DLC não lançado será determinado através de discussão com a Valve.”

É muito raro que conteúdos em formato de DLC já prometidos no Season Pass nunca vejam a luz do dia, mas é muito reconfortante ver que a Valve está se protegendo contra tais situações. Além disso, sua insistência em seguir os cronogramas de lançamento é outro ponto positivo. Você pode ler a documentação completa sobre passes de temporada neste link.