gabe-newell

Hoje, o Steam é uma plataforma de jogos para PC tão popular que tem enfrentado repetidamente processos judiciais devido a acusações de monopólio. Mas 20 anos atrás, quase ninguém acreditava que alguém precisaria do serviço.

Em recente documentário dedicado aos 20 anos do Half-Life 2, o chefe da empresa, Gabe Newell, falou um pouco sobre os primeiros passos na formação do serviço.

Veja Também:

A Valve pretendia originalmente usá-lo simplesmente para enviar atualizações de jogos, em vez de distribuí-los. No entanto, em algum momento os desenvolvedores decidiram que poderiam baixar jogos inteiros dessa forma.

O pioneiro foi justamente o Half-Life 2, que exigia a instalação de um cliente Steam. A decisão foi polêmica – muitos jogadores não ficaram satisfeitos com esta condição, já que se tratava de um projeto single-player. Mas no final, Gabe Newell o defendeu do resto do time. No entanto, muitas empresas não acreditaram no futuro do Steam e se recusaram a fornecer cópias dos jogos:

“Foi uma época muito estranha. Não creio que as pessoas percebam quantas vezes abordamos estúdios e nos oferecemos para distribuir software pela internet e eles disseram: ‘Não, isso nunca vai acontecer’. Não estou falando de uma ou duas pessoas. Quer dizer, 99% das empresas com quem conversamos disseram que isso nunca aconteceria. ‘Os usuários não precisam disso… as pessoas querem cópias físicas’, argumentaram. Houve tantos argumentos estranhos. As vendas no varejo não são o objetivo, certo? O que realmente importa é quem está entre você e o consumidor.”

Gabe Newell

No final, como nós já sabemos, a estratégia da Valve funcionou e, com o tempo, o Steam evoluiu para a principal plataforma de jogos para PC que conhecemos hoje.