Em homenagem ao 20º aniversário do icônico Half-Life 2, foi lançado um documentário especial de duas horas que detalha o jogo em si e o processo de sua criação. Inclusive, já postamos alguns artigos aqui no nosso portal com alguns trechos desse documentário.
Ao jogar a fase Route Kanal de Half-Life 2, Jay Stelly, engenheiro sênior da Valve, pode ser ouvido detalhando os problemas que os desenvolvedores estavam enfrentando na época. Foi isso que levou à criação da Steam Hardware Survey, que você pode conferir todos os meses aqui no nosso portal.
Uma breve explicação para você que não conhece o Steam Hardware Software Survey (Pesquisa de Hardware e Software do Steam): Trata-se de uma pesquisa mensal realizada pela Valve para coletar dados anônimos dos usuários sobre seus computadores, incluindo hardware (como GPUs, CPUs e memória) e software (sistema operacional), ajudando a entender tendências de tecnologia e preferências da comunidade gamer.
Veja Também:
- Steam divulga resultados de pesquisa de hardware e software de outubro de 2024
- “Fomos rejeitados por 99% das empresas”: Gabe Newell falou sobre o difícil caminho para o sucesso do Steam
Dada essa breve explicação, voltemos ao documentário sobre Half-Life 2.
Como disse Jay Salley, os desenvolvedores enfrentaram muitos desafios relacionados aos requisitos mínimos de hardware. Eles se perguntaram qual seria a melhor combinação de CPU e GPU. Segundo o desenvolvedor, no início dos anos 2000 havia uma variedade muito maior de GPUs do que hoje, e elas diferiam muito não apenas na velocidade, mas também nas abordagens fundamentais de renderização.
Em desespero, os desenvolvedores até contataram a Microsoft. Eles esperavam que a gigante tivesse pelo menos informações sobre quantas pessoas usavam DirectX 7 e quantas usavam DirectX 8. Na verdade, descobriu-se que a Microsoft também não tinha informações sobre esse assunto. Decidiu-se então perguntar aos próprios jogadores:
“Reconhecendo que sem estes dados corríamos o risco de tomar decisões erradas, desenvolvemos uma ferramenta de análise que permitiu aos jogadores informar-nos as características do seu equipamento e integrámo-la numa versão inicial do Steam. Os dados que encontramos foram tão úteis que decidimos disponibilizá-los publicamente e lançamos a Steam Hardware Survey em abril de 2003. Desde então, ela nos ajudou – e esperamos que outros desenvolvedores – a tomar decisões informadas.”
Jay Stelly
Hoje em dia, não apenas os desenvolvedores, mas todos que acompanham o desenvolvimento de hardware e software se beneficiam das análises do Steam. Em particular, em setembro deste ano, o Windows 11 ultrapassou o Windows 10 na preferência dos usuários do Steam e mantém essa vantagem até hoje. Ao mesmo tempo, uma pesquisa de novembro mostrou que a maioria dos jogadores ainda joga em monitores Full HD, usa apenas 8 GB de RAM e a GPU mais popular ainda é a RTX 3060.