RTX 5090
Créditos - NVIDIA

Depois de alguns rumores, a Nvidia finalmente anunciou as tão esperadas placas de vídeo GeForce RTX 50 Series na CES 2025. Mas já está sendo acusada de esconder o desempenho real de sua nova placa de vídeo carro-chefe RTX 5090. Usuários atentos notaram que os dados mostrados na apresentação não eram totalmente claros.

Durante a demonstração de desempenho da RTX 5090, a Nvidia mostrou um aumento significativo de potência em relação à RTX 4090, principalmente na tarefa de geração de imagens por meio de inteligência artificial. Porém, o pequeno texto abaixo do gráfico revelou os detalhes reais:

  • A RTX 5090 utilizou o modelo Flux com compressão FP4, que requer metade dos recursos de memória de vídeo e exige significativamente menos desempenho.
  • A RTX 4090 foi testada no modelo Flux com compressão FP8, que, ao contrário, carrega mais a placa de vídeo.

Tais testes distorcem a situação real. O trabalho de uma placa de vídeo com inteligência artificial reflete diretamente seu desempenho em tarefas de IA. Se a RTX 5090 não apresenta ganhos reais nesta área, então nos jogos os resultados poderão ser ainda menos impressionantes, principalmente se os desenvolvedores não implementarem otimizações específicas para a nova arquitetura.

Embora a Nvidia esteja mostrando que a RTX 5090 tem uma vantagem de quase 2x sobre a RTX 4090, esse resultado pode ser uma jogada de marketing. O desempenho real do jogo pode estar longe dos valores indicados. Os usuários só podem esperar por testes independentes no lançamento para saber se o novo produto justificará seu preço.

A propósito, falando em testes, já temos um dos primeiros testes feitos com um laptop contendo a RTX 5090. Os resultados não são tão impressionantes quanto deveriam ser: