Mike Fisher, professor da Universidade do Sul da Califórnia e consultor da KRAFTON, forneceu uma visão bastante alarmante do impacto que Grand Theft Auto 6 pode ter no mercado de jogos.
Em entrevista ao GameWorldObserver, o especialista expressou temores de que o sucesso do novo título Grand Theft Auto possa ter um impacto devastador nas vendas de outros jogos.
“O que me mantém acordado à noite é pensar que GTA 6 será tão grande e bem-sucedido que consumirá todo o tempo e dinheiro dos jogadores.”
Mike Fisher
Embora alguns de seus colegas da indústria acreditem que corridas, esportes e jogos de luta manterão seu público, o professor não tem tanta certeza.
Fisher relembrou a situação durante a estreia de Fallout 4, que coincidiu com o lançamento de Rise of the Tomb Raider, que na época passou a ser exclusivo do console da Microsoft. Apesar de serem jogos de gêneros diferentes, o sucesso de Fallout influenciou significativamente o potencial comercial das aventuras de Lara Croft.
“GTA 6 será algo sem precedentes – nunca antes houve um jogo tão grande, emocionante e abrangente. Estamos entrando em território desconhecido.”
Mike Fisher
No entanto, há um lado positivo nesta situação. O especialista prevê que GTA 6 convencerá muitos jogadores a adquirirem consoles de nova geração e PCs de alto desempenho.
“Na geração atual, não tínhamos um jogo que vendesse um sistema definidor de geração e obrigasse as pessoas a atualizar seu hardware. GTA 6 poderia ser exatamente isso.”
Mike Fisher
Embora após a estreia de GTA 6 a situação deva se estabilizar e o mercado de jogos possa encontrar um público mais amplo, Fisher espera um “tempo de inatividade” na indústria.