Reverse 1999
Reverse 1999 (Imagem: BLUEPOCH GAMES CO., LIMITED)

Ah, o Brasil… terra do samba, futebol, feijoada e, aparentemente, um dos lugares mais caóticos do planeta, pelo menos na visão de quem fez o jogo Reverse 1999. A última atualização do game decidiu colocar o Brasil no mapa, mas com um pequeno detalhe: o país foi descrito como um lugar tão apocalíptico que faria até o Mad Max querer se mudar para outra franquia. Vamos dar uma olhada nessa confusão, porque se tem algo que a gente gosta é de treta, né?

Bem-vindo ao Brasil, ou seria ao inferno?

Reverse 1999
Reverse 1999 (Imagem: BLUEPOCH GAMES CO., LIMITED)

A atualização 2.2 do jogo, carinhosamente chamada de Triste Topic, trouxe São Paulo como nova região jogável. Até aí, tudo bem. É sempre bom ver o Brasil sendo representado nos games, certo? Errado. A descrição da cidade foi um tapa na cara coletivo: “uma ilha de violência, sofrimento e conflito”. 

Mas calma, tem mais. O jogo também incluiu uma lista de “atrações turísticas” locais, como sequestros, extorsões e traições entre desertores e superiores. Sim, é isso mesmo que você leu.

Agora você deve estar pensando: “Ok, mas pelo menos falaram algo bom sobre o Brasil, né?” Pois é, amigo, não mesmo. Nada de menções à hospitalidade, às festas ou à cultura rica. Foi só tiro, porrada e bomba (literalmente).

Personagens brasileiros, mas sem inclusão de brasileiros

Para piorar, a atualização incluiu personagens que falam frases em português, mas e essa parte é sensacional, não tem legendas em português do Brasil no jogo. Um jogo que decide se inspirar no Brasil e não inclui nossa língua? 

É como se você fosse convidado para um churrasco e tivesse que levar a carne, a churrasqueira e ainda pagar o ingresso. A comunidade gamer brasileira, que já não é muito paciente, obviamente ficou pistola. Afinal, o mínimo que se espera quando um jogo “representa” um país é que ele faça sentido para os jogadores locais. Aqui não foi o caso.

O café brasileiro também entrou na mira

Se você achou que a treta acabava por aqui, está subestimando o poder do caos. O jogo também resolveu atacar um dos maiores orgulhos nacionais: o café brasileiro. Um item chamado “wholesale coffee beans” aparece com a descrição “cheira a lixo e mofo”. Lixo e mofo. É isso mesmo. 

Eles tiveram a audácia de desrespeitar o café, o líquido sagrado que mantém este país de pé desde 1500. Nesse momento, até quem não joga Reverse 1999 ficou com vontade de desinstalar o jogo. Criticar nossa política? Tudo bem. Falar mal do trânsito? Aceitável. Mas mexer com o café? Aí é pedir para levar block no X.