O Euro Truck Simulator 2 (ETS2) está desempenhando um papel fundamental em uma pesquisa pioneira sobre monitoramento de fadiga conduzida pelo pesquisador Sr. Martinka, da Faculdade de Têxteis da Universidade Técnica de Liberec, na República Tcheca. A equipe de Martinka utiliza camisetas inteligentes equipadas com sensores para monitorar sinais vitais dos motoristas durante simulações de direção no ETS2, visando desenvolver tecnologias de segurança avançadas para prevenir acidentes causados por fadiga ao volante.
De acordo com Martinka, testar essa tecnologia em veículos reais seria quase impossível e perigoso.
“O ETS2 foi a solução mais simples e prática porque espelha as condições reais de condução. O jogo nos permitiu simular a fadiga de forma segura. Precisávamos de uma plataforma confiável para simular longas horas de direção, e o jogo forneceu exatamente isso”, explica.
O processo de teste durou cerca de seis meses, durante os quais a equipe construiu um simulador com um assento de carro real e volante em uma sala de aula. Eles replicaram horários reais de condução, às vezes dirigindo das seis da manhã até as duas ou três da tarde, acumulando até sete horas ao volante por vez.
“Dirigíamos continuamente, replicando condições que induzem fadiga até ficarmos genuinamente exaustos e com vontade de dormir”, relata Martinka.
Utilizando esse setup, a equipe monitorou padrões respiratórios para identificar quando um motorista entra em micro-sono — um estado perigoso que pode levar a acidentes.
“Enquanto carros modernos frequentemente possuem sensores de fadiga, eles nem sempre são precisos. Nossa camiseta inteligente, por outro lado, oferece uma solução mais confiável. Os sensores na camiseta são quase invisíveis, laváveis e muito mais precisos na detecção de fadiga do que os sistemas padrão dos carros”, compartilha Martinka.
Esta pesquisa inovadora já atraiu atenção internacional, com colaborações em andamento com outras universidades na República Tcheca e no Japão.
“Este ano, passaremos um mês inteiro em uma universidade japonesa testando a camiseta com simuladores usando o ETS2 novamente”, acrescenta Martinka.
A equipe continua aprimorando o design da camiseta com base nos testes em andamento, visando tornar as estradas mais seguras para motoristas em todo o mundo. A SCS Software expressa orgulho em ver seu jogo sendo utilizado para uma causa tão nobre.