Se há uma pessoa que tem sérias preocupações sobre inteligência artificial, essa pessoa é o designer de jogos japonês Yoko Taro. O escritor e diretor do jogo Nier: Automata acredita que a IA expulsará os desenvolvedores de jogos do mercado em breve.
A Famitsu entrevistou recentemente vários desenvolvedores japoneses, incluindo o próprio Yoko Taro e o criador da série Zero Escape, Kotaro Uchikoshi. Este último destacou que, devido ao rápido desenvolvimento das inteligências artificiais, “há uma possibilidade de que os jogos de aventura de IA se tornem populares”. O autor de Nier: Automata apoiou seu colega, expressando um pensamento decepcionante:
“Eu também acho que os criadores de jogos vão acabar ficando sem trabalho por causa da inteligência artificial. Daqui a uns 50 anos, talvez eles sejam vistos como bardos ou trovadores.”
Yoko Taro
Por outro lado, a IA pode oferecer experiências completamente novas em jogos ao adaptar cenários a certas ações do jogador, diz Yoko Taro. Enquanto isso, o criador de Danganronpa, Kazutaka Kodaka, se manifestou contra isso – ele tem certeza de que a inteligência artificial não é capaz de criar como uma pessoa viva, e seu uso levará ao esgotamento do conteúdo do jogo.
Vale lembrar que uma fonte próxima falou em fevereiro sobre o anúncio iminente da sequência de Nier: Automata. O jogo deve ser apresentado ainda neste ano.