Clair Obscur: Expedition 33
Clair Obscur: Expedition 33 (Imagem: Sandfall Interactive).

Quatorze anos depois que o primeiro-ministro polonês Donald Tusk presenteou o então presidente americano Barack Obama com uma cópia de The Witcher 2 como um presente diplomático oficial, o presidente da França, Emmanuel Macron, decidiu participar da campanha de “reconhecimento do valor cultural dos videogames”.

O presidente francês usou sua conta oficial no Instagram e comentou numa postagem dos desenvolvedores do jogo, destacando o grande sucesso do estúdio francês Sandfall Interactive com o jogo Clair Obscur: Expedition 33.

“Um milhão de cópias e hoje um dos jogos mais bem avaliados da história: e sim, é francês! Parabéns à Sandfall Interactive e a todos os criadores da Expedition 33. Vocês são um exemplo brilhante da coragem e criatividade francesas.”

Emmanuel Macron

Enquanto isso, um certo presidente de um certo país aí um tempo atrás disse o seguinte: “Não tem game falando de amor. Não tem game falando de educação. É game ensinando a molecada a matar”. Mas isso é uma outra história…

Clair Obscur: Expedition 33 é realmente um sucesso, tanto em termos de crítica quanto de vendas: somente no Steam, o jogo tem mais de 120.000 jogadores simultâneos na semana seguinte ao seu lançamento, e uma pontuação de 92% no Metacritic é um número com o qual muitos desenvolvedores só podem sonhar. Apenas três dias após seu lançamento, o jogo vendeu 1 milhão de cópias.

Clair Obscur: Expedition 33 está disponível para PlayStation 5, Xbox Series (Xbox Game Pass) e PC (Steam e Epic Games Store).