the-last-us-part-ii
The Last of Us Part II (Créditos Imagem - Sony / Naughty Dog).

Para celebrar o meu centésimo post aqui no Gameplayscassi quis fazer algo diferente. Se tem uma coisa que eu curto demais – além de videogame – é a música. Então, porque não juntar os dois num post só? – pensei eu.

E se tem uma coisa que me chama a atenção num jogo é a trilha sonora. Não que ela seja decisiva para gostar de um jogo Mas ela é aquele tempero que deixa um bom jogo ainda melhor, ou um jogo não tão bom, pelo menos memorável.

Quando comecei a jogar vídeo game no início dos anos 1990, os jogos eram limitados por causa da tecnologia da época, se comparados aos dias de hoje, obviamente.

Portanto, a trilha sonora era algo que as desenvolvedoras podiam se dedicar um pouco mais. E quando elas o faziam, conseguiam compor trilhas sonoras memoráveis.

Mas chega de enrolação e vamos as 10 melhores trilhas sonoras de videogames de todos os tempos. Lembrando que esta é a minha opinião e você tem total direito de discordar ou concordar.

E também não há uma ordem de qual é melhor ou pior. E só selecionei 10 das que eu considero mais memoráveis, mas existem muitas outras que eu poderia mencionar, mas o post ficaria gigantesco. Quem sabe futuramente eu faça uma parte 2… Agora sim, chega de enrolação!

Super Mario Bros

Mesmo quem não joga videogame conhece essa música-tema. É rapidamente reconhecível em qualquer lugar do mundo, o que significa que não poderia ficar de fora dessa minha lista. Podemos agradecer ao designer de som Koji Kondo pela música, que ele compôs originalmente em 1985.

Ela foi adaptada várias vezes desde então e evoluiu ao longo dos anos. Ainda assim, o som original é uma doce nostalgia. Vou deixar como bônus o vídeo desse japa aí abaixo tocando a trilha sonora do Mario com violino. Além de tocar a trilha sonora, ele faz os efeitos sonoros do jogo! Se liga só:

Final Fantasy

Toda a franquia de Final Fantasy está repleta de fantásticas trilhas sonoras. Até Final Fantasy X (FFX), o grande Nobuo Uematsu era o único compositor da série.

A cada jogo da franquia, ele foi capaz de expandir a música, implementar novos estilos e utilizar novos softwares. Como resultado, o gênio criativo floresceu e os fãs ficaram viciados.

De FFX em diante, Uematsu colaborou com outros compositores incríveis para continuar a tradição de boa música nos jogos. No entanto, para o popular MMORPG, Final Fantasy XIV, ele voltou como o único compositor da trilha sonora original.

Vou deixar aqui abaixo a trilha sonora do FFVII, que foi um dos jogos que mais marcaram minha vida de gamer, não apenas pela música, mas pelo jogo como todo. Mas se eu fosse você, ouviria a trilha sonora de todos os outros jogos da série. Vale a pena!

Metal Gear

Metal Gear tem uma trilha sonora bem eclética, que provavelmente irá agradar a todos. Ou pelo menos quase todos. Os gêneros vão do rock à música latina, do clássico ao jazz. O mundo do Metal Gear é vasto e suas trilhas sonoras abrangem quase mil horas de música em 17 álbuns diferentes.

The Legend Of Zelda

Esta é outra série que é reproduzida com frequência em qualquer evento de videogame – do contrário os fãs vão querer saber por que não. Faz sentido, pois como em Super Mario Bros, as pessoas cresceram com as histórias de Link e Zelda, e a música encantadora agora faz parte de nossa história.

Silent Hill

Silent Hill foi um jogo que marcou muito a minha vida gamer e muito disso por causa da sua trilha sonora lendária.

Ela enquadra o ambiente sobrenatural deste jogo de terror que é fundamental para a bela e aterradora experiência do jogo.

Quando você joga Silent Hill, a trilha sonora fica na sua cabeça mesmo algum tempo depois de parar de jogar.

Um álbum intitulado Silent Hill Original Soundtracks foi lançado no Japão em 1999, contendo faixas compostas pelos grandes Akira Yamaoka e Rika Muranaka.

Eu particularmente gosto mais da trilha sonora de Silent Hill 2, em especial a Theme of Laura:

The Witcher 3: Wild Hunt

Um jogo incrível como The Witcher precisava ter uma trilha sonora a sua altura. E foi o que aconteceu. Mikolai Stroinski é um dos principais compositores deste enorme projeto que trouxe temas musicais eslavos para videogames para uma das trilhas sonoras mais épicas, emocionantes e imersivas do mercado.

É outra trilha sonora que você ouve e não esquece facilmente. Lutar contra os monstros ouvindo Silver for Monsters torna as batalhas muito mais imersivas.

Shadow Of The Colossus

Jogar Shadow of the Colossus no meu PS2 (inclusive, os tenho, jogo e console até hoje) foi uma experiência marcante. E claro que a trilha sonora colaborou.

Composta por Kow Otani, esta trilha faz um trabalho incrível ao contar a história em um mundo onde o personagem nunca fala. Assombroso, triste e inesquecível, ele comparou essa trilha sonora a uma oração. Isso pode parecer um contraste com a mecânica de caça ao monstro do jogo, mas dá o tom perfeito para a história solitária de Wander.

Castlevania

Castlevania é outra franquia sensacional que anda um pouco esquecida, é verdade, mas fez um sucesso imenso nos anos 90, juntamente com sua trilha sonora memorável.

Muitos se lembram de Castlevania: Symphony of the Night, lançado em 1997, que assim como toda a franquia, tem uma trilha sonora excelente. Castlevania é como Final Fantasy, você precisa ouvir a trilha sonora de todos os games.

Mas vou deixar aqui uma das minhas favoritas que é a música Vampire Killer do excelente Rondo of Blood que, se você não jogou, recomendo fortemente que jogue, principalmente a versão do PC Engine que tem uma abertura sensacional em formato de anime.

Donkey Kong Country

O compositor britânico David Wise é conhecido por misturar melodias com sons ambientais para criar faixas musicais únicas. Seu trabalho em Donkey Kong Country é amplamente aceito como um de seus melhores trabalhos.

Essas composições são simplesmente lindas, evocando a alegria da natureza e trazendo uma jovialidade ensolarada a cada sessão de audição. Vale a pena apreciar a trilha sonora. Se você jogou DK na época que ele foi lançado vai voltar para aquele momento ouvindo essa música abaixo:

The Last of Us

Jogo espetacular com uma trilha sonora do mesmo nível.

De alguma forma, a trilha sonora de The Last of Us consegue ser assustadora e relaxante. Não sabemos como o compositor Gustavo Santaolalla fez isso, mas que bom que ele fez.

Essa trilha sonora foi descrita como “transbordando de esperança desolada”, que define o sentimento tanto da música quanto da história do jogo.

O uso de guitarra e instrumentos folclóricos combina perfeitamente com a sensação caseira dos personagens do jogo. Esse é o sinal de um compositor brilhante: eles sabem combinar a música com o cenário.

Menções Honrosas

Como eu disse no começo, escolhi apenas 10 trilhas sonoras de videogame, mas poderia falar de muitas outras. Apenas como menção honrosa vou citar Assassin’s Creed (principalmente do 1 ao 4), Civilization 4, Chrono Trigger, Halo e Skyrim.

Espero que apreciem as trilhas sonoras dos jogos que citei aqui!