Epic Games Store
Epic Games e o custo de seus jogos grátis (Créditos Epic).

Desde 2018 quando lançou a sua loja, a Epic Games vem entregando cada vez mais jogos simplesmente de graça sem custo ao seus jogadores no PC, mas para manter essa quantidade de jogos grátis, a Epic Games desembolsou muito dinheiro para entregar jogos sem custos em sua loja, no intuito de atrair novos usuários.

Mesmo imaginando o quanto a Epic Games já teria gasto com esses jogos grátis, nunca tínhamos antes visto algum dado real para ter a ideia do quanto que a empresa já gastou nos jogos grátis porém, devido a briga judicial entre Apple e Epic Games, novos documentos apresentados judicialmente foram vazados e divulgados na internet.


Epic Games lucros 2020
Créditos (Epic Games).

Simon Carless, criador do GameDiscoverCo, divulgou no Twitter uma imagem que mostra quanto que a Epic Games gastou para entregar jogos grátis entre Dezembro de 2018 até Setembro de 2019, onde a loja entregou 38 jogos grátis nesse período.


Segundo esse documento que foi vazado, o jogo que mais custou aos cofres da Epic Games foi Batman: Arkham Trilogy, que custou $1,5 milhões para a Epic Games, e atraiu 613 mil novos usuários para a Plataforma da Epic Games Store. Curiosamente, o segundo jogo que mais custou aos cofres da Epic Games foi o Subnautica, o primeiro jogo que ficou de graça na Epic Games Store teve um custo de $1,4 milhões para a Epic Games, e atraiu 804 mil novos usuários.

Agora, aparentemente a Epic Games desembolsou nenhum centavo para entregar de graça pela primeira vez o Metro: 2033 Redux em 2019, onde mesmo não pagando nada, a empresa conseguiu atrair 169 mil novos usuários para a plataforma.

Interessante notar que nesse documento, existe uma coluna chamada de UA Cost,( que é o preço de compra dividido pelo número de novas contas na Epic Games Store que cada jogo conseguiu atrair). Essa métrica aparentemente demonstra que os jogos indie são bons parte para atrair o público, já que grandes lançamentos como os jogos da franquia Arkham atraem números brutos e enormes, enquanto jogos como Oxenfree, Hyper Light Drifter, Super Meat Boy e Fez somam uma fração do custo total.

Esse documento vazado ainda indica que apenas 7% dos usuários que resgataram jogos grátis na Epic Games Store, realmente compraram algum jogo na loja dentro desse período.

Como os dados desse documento são apenas até Setembro de 2019, não temos como saber o quanto que a Epic Games gastou para entregar de graça o Grand Theft Auto 5 em 2020, e também não sabemos se o UA Cost começou a subir ao decorrer do ano de 2019 até o presente momento.

Apesar de ter gasto $11 milhões para entregar 38 jogos grátis entre 2018 e Setembro de 2019, acredito que a Epic Games realmente gastou muito menos do que o esperado por grande parte, onde a maioria desses jogos que a loja entregou de graça, já são jogos considerados como “antigos” ou até mesmo de desenvolvedores Independentes, no qual a Epic Games não desembolsou grandes fatias para entregar títulos como For Honor ($60 mil), Fez ($75 mil) e Super Meat Boy ($50 mil) e mesmo assim conseguiu atrair aproximados 322 mil novos usuários gastando apenas $185 mil nesses 3 jogos juntos.


Exclusividades:

Ainda pelo o que foi divulgado por Simon Carless no Twitter, a Epic Games desembolsou $146 milhões para obter a exclusividade temporária de 6 meses do jogo Borderlands 3 em sua loja, impedindo que o jogo fosse lançado na Steam durante esse período e também para conseguir entregar de graça os jogos Borderlands: The Handsome Collection e Civilization 6 no ano passado

Sendo assim, a Epic Games pagou para a Take-Two $115 milhões pelos direitos exclusivos da distribuição de Borderlands 3 na versão de PC pelo período de 6 meses, além de uma “garantia mínima” de $80 milhões para cobrir os custos, e também um compromisso de marketing no valor entre $15 e 20 milhões para cobrir taxas não reembolsáveis.

E não contente, a Epic Games ainda pagou $11 milhões para a Take-Two para simplesmente entregar de graça o Borderlands: The Handsome Collection e também pagou $20 milhões para entregar o Civilization 6 em 2020, números extremamente mais altos do que já havíamos visto na lista acima, onde a Epic Games havia pago $11 milhões para entregar 38 jogos até 2019.

Apenas para entregar de graça os jogos da Take-Two, a Epic Games gastou $31 milhões em 2020.

Até o momento a Epic Games não se pronunciou sobre esses dados que foram vazados.

Fonte – Simon Carless.