Overwatch 2 (Imagem - Blizzard).
Overwatch 2 (Imagem - Blizzard).

Overwatch 2 foi lançado recentemente na Steam, e até o momento o primeiro game da Blizzard lançado na loja da Valve, já é o game mais negativado da história na Steam.

Muitos jogadores estão aproveitando para criticar diretamente a Blizzard através do sistema de análises da Steam, seja por conta do conteúdo prometido e nunca entregue para Overwatch 2, como o alto valor por pouco conteúdo na versão de Invasão.

Segundo o analista Daniel Ahmad, “Overwatch 2 atualmente tem 100 mil avaliações no Steam desde o lançamento, 3 dias atrás, das quais 91% são negativas. No entanto, quase 2/3 dessas análises (63k) são escritas em Chinês, com 97% delas sendo negativas.”

Alinhamento com o público internacional:

Superficialmente, as resenhas chinesas mencionam muitos dos mesmos elementos que as resenhas do resto do mundo. A falta de conteúdo PvE prometido, críticas sobre o preço do conteúdo do jogo e rebaixamentos percebidos em comparação com OW1 são citados em todas as análises de idiomas.

Por que há tantos comentários da China?

A maioria de vocês deve estar ciente de que a Blizzard e a NetEase encerraram seu acordo para a distribuição de jogos para PC da Blizzard na China, levando ao fechamento do OW2 e outros títulos em 23 de janeiro de 2023. Para encurtar a história, os jogadores na China ficaram chateados por perder suas contas e capacidade de jogar no servidor nacional, sem nenhum anúncio de retorno até agora. O lançamento no Steam é a primeira vez que os jogadores podem desabafar em uma plataforma aberta e internacional, com muitos aproveitando a oportunidade para fazê-lo.

O que dizem os comentários?

Em um nível teórico, o lançamento do Steam para OW2 permite que jogadores na China acessem o jogo novamente. Isso ocorre porque a versão internacional. do Steam está acessível na China sem uma VPN e o jogo tem uma localização Chinesa. No entanto, as reclamações giraram principalmente em torno de: – Críticas à maneira como a Blizzard está lidando com o jogo – Falta de servidor nacional + conta de jogo existente – Lento para fazer login + conexão online ruim – Críticas sobre o desligamento do servidor nacional e impacto nas comunidades de jogos

Pior classificação jogo de todos os tempos

Conforme observado no tweet abaixo, OW2 se tornou o jogo com pior classificação de usuários de todos os tempos no Steam em apenas alguns dias. Leva o registro de “War of the Three Kingdoms”, um jogo de batalha de cartas do desenvolvedor chinês Youka. Alguns usuários que deixaram críticas negativas para OW2 passaram a deixar críticas positivas para War of the Three Kingdoms nos últimos dias, citando seu desejo de que OW2 mantivesse sua liderança. No entanto, War of the Three Kingdoms ainda tem 89% de críticas negativas…

O que os jogadores chineses querem?

Realizamos uma pesquisa em março de 2023 que analisou os jogadores de jogos para PC da Blizzard na China antes e depois do fechamento de títulos importantes. Descobrimos que World of Warcraft e Overwatch eram os jogos de PC da Blizzard mais populares antes do fechamento, tanto por jogadores quanto por tempo jogado. Os jogadores de Overwatch eram mais propensos a mudar para um jogo semelhante de um editor diferente após o desligamento. Mais de 40% disseram que estavam pensando em jogar em um servidor global via VPN e a maioria (53%) disse que começaria a jogar novamente se fosse relançado na China com um servidor nacional. No final, fica claro que OW foi e ainda é um IP popular na China. Mas a série de eventos a partir do fechamento no início do ano levou à frustração reprimida sendo liberada de uma só vez.