Steam Next Fest
Steam Next Fest (Reprodução - Round Toast Studios).

A Valve lançou a primeira versão do Steam Next Fest de 2022, no qual milhares de demonstrações grátis ficarão disponíveis para serem jogadas simplesmente de graça por qualquer pessoa no PC até o dia 28 de Fevereiro.

O Steam Next Fest ou Steam Vem Aí como é chamado no Brasil, é nada mais do que um evento de apresentação de futuros lançamentos, no qual diversos desenvolvedores enviam para a Steam versões de demonstrações grátis de seus jogos para a loja, no qual todos podem testar esses jogos simplesmente de graça. Essa é uma baita de uma boa oportunidade de testar novos jogos de graça e também de conhecer novos jogos e aumentar a lista de desejos.

Ultra Age

Ultra Age é um futuro jogo de ação e aventura em terceira pessoa que está sendo desenvolvido pelo estúdio Next Stage Inc. Ultra Age é ambientado em um futuro distante no qual os ecossistemas são destruídos e os recursos esgotados devido ao colapso da geração de energia de fusão.

Controlamos o personagem Age e temos que explorar terras abandonadas para conseguir recursos, e essas terras estão repletas de criaturas estranhas e alguns robôs. Durante a gameplay podemos ter várias armas simultâneas, além de um sistema de arvore de habilidades e de aprimoramento de equipamentos. A gameplay de Ultra Age é sem dúvidas muito satisfatória, a demonstração grátis ainda não possui legendas em PT-BR e este jogo está bem otimizado e com pouquíssimos bugs, aparentando estar próximo do lançamento final.


Builder Simulator

Outra excelente demonstração é futuro Builder Simulator, um promissor jogo de construção de casas que está sendo desenvolvido pelo estúdio Live Motion Games.

Builder Simulator é o jogo perfeito para quem quer construir uma casa, do zero com um tijolo por vez. Neste jogo temos que fazer praticamente todos os passos necessários para conseguir construir uma casa, e por mais que apenas o tutorial esteja disponível para jogar através do Next Fest, já é possível ver que Builder Simulator possui um potencial incrível para ser um bom concorrente do House Builder.

Secundo os desenvolvedores, no modo fácil o jogo irá guiá-lo e ensiná-lo, mostrando-lhe instruções completas, mas no modo difícil os jogadores não possuem nenhuma ajuda e devem confiar apenas nas habilidades de construtor e realizar tudo sozinho.

Podemos fazer projetos e começar do zero cavando a fundação, fazendo o concreto, erguendo paredes, colocando portas e janelas e muito mais. Sem dúvidas este será o definitivo jogo de Pedreiro Simulator. Vale citar que essa demonstração de Builder Simulator está totalmente legendada em PT-BR e também bem otimizada.


Mortal Rite

Um dos jogos mais promissores dessa versão do Next Fest é sem dúvidas Mortal Rite, um futuro jogo de RPG de ação em terceira pessoa que visa dar nova vida aos gêneros rogue-lite que está sendo desenvolvido pelo estúdio Round Toast Studios.

Este jogo mistura elementos de RPG com Souls Like, no qual os combates precisam de muita estratégia por parte dos jogadores para não morrerem em vão e conseguirem passar pelos oponentes. O jogo permite um sistema de escolhas, no qual cada porta que os jogadores abrem, eles enfrentam inimigos diferentes. Mortal Rite vai possuir modo cooperativo para até 5 jogadores simultâneos.

Sem dúvidas dos jogos que eu experimentei até agora, Mortal Rite é o que possui os melhores gráficos mas também um dos que estão piores otimizados durante o Steam Next Fest, já que o jogo está atualmente na versão de Pré-Alfa 0.5, ainda muito longe dê seu lançamento. A página Steam indica que este jogo possui legendas em PT-BR porém a demonstração não foi lançada com a legendas alternativas.


IXION

Se você fã de jogos de construção de cidades, sem dúvidas deveria experimentar a nova demonstração do jogo IXION, um promissor jogo de gerenciamento e estratégia espacial que será lançado pela Kasedo Games ainda em 2022.

IXION combina construção de cidades, elementos de sobrevivência e exploração em uma emocionante ópera espacial enquanto os jogadores exploram as estrelas do nosso sistema solar. Devemos controlar e gerenciar a estação de Tiqqun, onde precisamos manter edifícios, aprimoramentos além de também fazer com que os trabalhadores tenham condições de trabalho, algo similar com que Frostpunk oferece, onde os civis possuem necessidades como fome, abrigo e outras. IXION ainda não possui legendas em PT-BR e esta demonstração está bem otimizada.


Food Truck Simulator

Dos mesmos criadores do excelente Gas Station Simulator, Food Truck Simulator é um novo e promissor jogo de simulação no qual os jogadores precisam cuidar e gerenciar de um Food Truck, fazendo hambúrgueres, entregando pedidos, realizando melhorias no carro e também, dirigindo pela cidade para coletar recursos além de customizar a aparência do Caminhão.

Sem dúvidas Food Truck Simulator é um jogo bem promissor e o sistema de fazer lanches e entregar os pedidos funciona muito bem, porém a exploração pela cidade ainda está bem precária, no qual mesmo jogando com todas as configurações gráficas no mínimo, o jogo sofre para ultrapassar a casa dos 30 frames por segundo. Porém, esta é a primeira demonstração do jogo e as próximas com toda certeza estarão melhores otimizadas.


Kao the Kangaroo

Uma das demonstrações mais aguardadas do Steam Next Fest é do futuro jogo Kao the Kangaroo, um novo jogo de ação em plataformas 2D que é totalmente inspirado na era de ouro dos jogos de plataforma em 3D no qual o Canguru retorna em uma aventura nunca vista antes.

Inspirado no auge dos jogos de plataforma em 3D e somando ao legado de 21 anos da franquia, Kao the Kangaroo está repleto de saltos, pancadas, quebra-cabeças e coleções, prometendo uma incrível aventura inédita com todo o charme esperado não apenas do gênero, mas também do próprio e clássico personagem Kao.

A versão final de Kao the Kangaroo está programada para ser lançada até o meio deste ano pelo estúdio Tate Multimedia, e essa demonstração grátis já está com suporte para controles na Steam.


CROWZ

CROWZ, o futuro jogo de FPS grátis que recebeu um beta aberto algumas semanas atrás, também está com uma nova versão de demonstração grátis durante o Steam Next Fest desse ano.

CROWZ será um futuro jogo grátis no formato free to play que está sendo desenvolvido pelo estúdio ROYALCROW, no qual em partidas de multiplayer, os jogadores se envolvem em batalhas como um mercenário chamado CROW. Para sobreviver como um soldado contratado para as nações poderosas, os jogadores competem e cumprem as missões em um esquadrão ou experimentam grandes combates entre facções em um território disputado.

Sem dúvidas CROWZ possui uma qualidade gráfica muito boa ainda mais se tratando de um futuro jogo free to play, mas obviamente isso faz com que o jogo seja bem pesado e ainda mal otimizado, porém essa é uma boa oportunidade de testar esse promissor jogo grátis antes da hora.


Battle Cry of Freedom

Battle Cry of Freedom é outro promissor jogo de simulação de guerras em primeira pessoa que está sendo desenvolvido pelo estúdio Flying Squirrel Entertainment.

Battle Cry of Freedom traz um combate brutal em primeira e terceira pessoa em tempo real ambientado na América do século 19, apresentando aos jogadores a oportunidade de lutar a Guerra Civil Americana como a União ou a Confederação. Incorporando uma ampla gama de armamentos, desde mosquetes de longo alcance e artilharia devastadora, até várias ferramentas mortais de combate corpo a corpo, como baionetas, facas e sabres, os jogadores irão lutar pelo Norte ou pelo Sul tentando vencer o dia no sangrento campos de batalha da América.

Até o momento essa demonstração grátis está bem promissora, no qual possui mais de 120 armas a disposição, com Sistema de Artilharia Avançado, Ambientes Destrutíveis e também com sistemas de construções.


FOBIA – St. Dinfna Hotel

Assim como no Steam Next Fest de Outubro passado, o jogo brasileiro FOBIA – St. Dinfna Hotel também está fazendo parte desse novo evento de demonstrações grátis.

Fobia – St. Dinfna Hotel é um thriller de terror/ ficção científica em primeira pessoa, com foco em exploração de ambiente, resolução de puzzles e sobrevivência, que será lançado em breve pelo estúdio Pulsatrix Studios, no qual promete ser uma jornada imersiva de suspense e investigação que se inicia em um hotel decadente dominado por uma seita tecnologicamente avançada.

Na demonstração disponibilizada podemos explorar uma pequena parte do Hotel Santa Dinfna em seus diferentes mundos para descobrir todos os mistérios de Fobia e a origem de tudo o que lhe causa o medo. Essa versão já possui legendas em PT-BR.


Project Warlock II

Project Warlock II será ainda neste ano e já possui outra demonstração disponível para jogar no Steam Next Fest. Project Warlock II será a sequência do primeiro game da franquia, que trás de volta uma excelente jogabilidade no estilo clássico de FPS com gráficos pixelados no estilo do clássico DOOM, prometendo muito tiro, porrada e bomba.

Project Warlock II começa logo após os eventos do primeiro jogo, mudando a perspectiva para três discípulos do Warlock do jogo antecessor, além de trazer novas armas, inimigos e muita ação.


Como Jogar

Se você tiver interesse em conhecer novos jogos durante esse Next Fest, basta você abrir a página do jogo desejado e que faça parte do evento, e clicar no botão “Baixar“, dessa maneira o jogo será baixado e instalado no seu PC e você pode joga-lo até o dia 28 de Fevereiro.

Página do Evento na Steam