a-plague-tale-innocence
A Plague Tale: Innocence (Créditos Imagem - Focus Entertainment).

Recentemente o Excelentíssimo Senhor Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva fez uma declaração contra os videogames dizendo que Não tem game falando de amor. Não tem game falando de educação. É game ensinando a molecada a matar”.

O Presidente da República fez este discurso querendo responsabilizar os videogames pelos ataques violentos nas escolas que ocorreram nos últimos dias.

Essa assimilação entre violência e videogames não vem de hoje. Me lembro quando lançaram o primeiro Mortal Kombat em 1992 (e velho é o seu vô 😁).

Órgãos públicos dos EUA quiseram proibir o jogo de ser comercializado, alegando que ele era extremamente violento (de fato, é) e que incentivaria a violência entre as crianças e quem mais fosse jogá-lo.

Tudo isso só serviu para dar mais holofotes ao jogo e a franquia está viva até hoje, caminhando para o 12º título, que, muito provavelmente, será lançado ainda neste ano.

Eu joguei muitos jogos violentos desde criança e nunca atentei contra a vida de ninguém. Pelo contrário, eu fujo de confusões. E muitos gamers da minha geração, de gerações passadas e gerações mais novas também são assim.

É muito provável (pra não dizer garantido) que o Presidente Lula não leia este meu artigo, mas para refutar suas falas totalmente absurdas sobre games, que, inclusive, foram desaprovadas por seu próprio filho, trago aqui 13 jogos que ensinam ou pelo menos falam sobre amor! Sem mais delongas, vamos à eles:

1 – It Takes Two

O primeiro jogo da nossa lista, It Takes Two, é simplesmente incrível! Ele conta a história de Cody e May, um casal que decide se divorciar, mas acaba sendo magicamente transformado em bonecos de brinquedo por sua filha Rose.

Para recuperar seus corpos e salvar seu relacionamento, eles são forçados a trabalhar juntos e viajar por um mundo de fantasia, onde encontram diversos desafios e personagens estranhos.

Seu enredo é emocionante e aborda temas como amor, relacionamentos e família. Se você é assinante do Game Pass, pode jogá-lo com um amigo, tanto online, quanto local, pois só é possível jogar com outra pessoa. Não há modo single player. Vale muito a pena! Inclusive, eu o zerei recentemente e recomendo!

2 – A Plague Tale: Innocence

Esse é um jogo que fala sobre o relacionamento de amor entre irmãos. Acompanhado de visuais belíssimos, uma gameplay com animações ricas, e uma trama extremamente cativante, o jogo oferece a perspectiva de dois irmãos em uma Europa medieval assolada pela doença e por entidades malignas.

A protagonista, Amicia, desempenha o papel de irmã protetora. Ela deve ser capaz de enfrentar os mais terríveis obstáculos e adversidades para proteger seu irmão mais jovem, Hugo.

Uma jornada bem emocionante e recomendada para quem busca se envolver em uma trama linear e imersiva.

3 – Brothers: A Tale of Two Sons

Outro jogo que aborda o relacionamento de amor entre irmãos é Brothers: A Tale of Two Sons. No game, dois filhos partem em busca de uma cura para seu pai, envolvendo apoio mútuo e cooperação na resolução de problemas.

O jogo também traz a clichê abordagem de sacrifício em prol do amor, porém construído de forma extremamente cativante e original.

4 – To The Moon

Poucos games que falam de amor possuem a capacidade de tocar tão profundamente como o jogo To The Moon.

Além da descoberta de um relacionamento amoroso através do resgate de memórias, o jogo também aborda as dores da perda e o peso de promessas não cumpridas.

Um jogo bem tocante que é acompanhado de um belo visual em pixel art e uma trilha musical emocionante. É o tipo de jogo que pode, facilmente, levar até mesmo os jogadores mais durões a suar pelos olhos.

5 – Life is Strange

O game conta a história de uma estudante de fotografia chamada Maxine Caulfield – ou simplesmente Max, para os mais chegados – que descobre que tem o poder de voltar no tempo.

À medida que a história avança, Max descobre que ela pode usar seu poder para ajudar a resolver os mistérios da cidade e proteger as pessoas que ela ama.

Desta forma, o game se desenrola através de uma jogabilidade interativa baseada em escolhas, onde as decisões do jogador afetam o curso da história e o final do jogo. A história explora temas como amizade, amor, identidade e perda, culminando em um final emocionante e comovente.

6 – Gone Home

Amor, autodescoberta e aceitação. Estes são os temas encontrados em Gone Home pelos jogadores dispostos a entender o que se passa em uma misteriosa casa vazia.

Aqui, o tema de amor pode ser considerado secundário na trama e só é descoberto através de anotações e registros em um diário.

7 – Haven

Se a trama é o que mais te interessa em um jogo, Haven pode ser emocionante. A história de amor entre um casal é a peça central do jogo, onde os jogadores devem compreender as diferentes personalidades e anseios, que influenciam na dinâmica do casal entre os problemas oferecidos pelo mundo exterior.

Entre conflitos pessoais e externos, o jogador aprende que a principal ferramenta para solucionar os problemas são diálogo e ação coordenada.

8 – Lovers in a Dangerous Spacetime

Este é um dos jogos mais amorosos da lista! Lovers in a Dangerous Spacetime é um game de ação cooperativo lançado em 2016, que segue a história de dois personagens, que pilotam uma espaçonave em forma de coração, para salvar os coelhinhos espaciais e combater o malvado Anti-Amor (acho que o Presidente Lula deveria, pelo menos, jogar este jogo).

O título apresenta uma jogabilidade frenética e desafiadora, em que os jogadores precisam coordenar suas ações para pilotar a nave e controlar as armas, escudos e motores para combater inimigos e evitar obstáculos.

9 – Firewatch

Firewatch é um jogo de aventura em primeira pessoa, que se passa em Wyoming, EUA, em 1989, e segue a história de um guarda florestal chamado Henry.

O jogador controla Henry enquanto ele passa o verão sozinho em sua torre de vigilância, observando a floresta e protegendo-a de incêndios.

Henry se comunica por rádio com sua supervisora Delilah, e à medida que a história se desenrola, eles formam um vínculo emocional enquanto lidam com uma série de eventos estranhos na floresta.

10 – Ico

Um casal que fala línguas diferentes e precisa fugir de uma prisão. Como isso pode dar certo? Por incrível que pareça a pureza do casal que passa o jogo todo de mãos dadas funciona e serve para demonstrar que o amor é muito mais do que a gente pode imaginar.

11 – Florence

O jogo segue a história de uma jovem chamada Florence, enquanto ela passa pela rotina diária de sua vida, até que conhece um músico chamado Krish.

Sua jogabilidade é simples, envolvendo mini-jogos e interações simples, enquanto a história se desenrola. À medida que a história avança, Florence e Krish se apaixonam, mas enfrentam desafios em seu relacionamento.

A história explora temas de amor, vida e identidade, culminando em um final comovente e emocionante.

12 – Final Fantasy X

RPG por turnos da Square Enix, Final Fantasy X tem um grande foco narrativo e combina uma história tradicional de aventura com um arco de descoberta do amor. O romance entre Tidus e Yuna quebra barreiras para se concretizar em uma trama madura, onde todas as decisões possuem carga emotiva.

13 – Stardew Valley

Apesar de se propor como um simulador de fazenda, Stardew Valley vai muito além de um simples jogo de gerenciamento. Enquanto cuidam de suas terras, os jogadores devem lidar com desafios da vida real, buscando o casamento, a construção de uma família e a paz de ter um lar sólido.

Espero que você tenha gostado da lista! E antes que você pense em comentar: “ah, mas faltou o jogo tal!” Não teria como eu colocar todos os jogos que falam sobre amor nesta lista, até porque eu não conheço todos! E mesmo que conhecesse, a lista ficaria gigantesca!

E a ideia era trazer 13 jogos que falam de amor. Não significa que estes são os melhores jogos que falam sobre amor, muito menos estão numerados por ordem do melhor, para o pior. Estamos entendidos? 🙂 Até a próxima e jogue jogos violentos, mas não seja violento! 😉