top 5 jogos que merecem um remake

Para celebrar meu post de número 500 aqui no Gameplays Cassi, resolvi fazer algo diferente. Aproveitando a série de remakes que estamos vendo nos últimos meses e até anos, decidi trazer aqui 5 jogos que considero merecerem um remake.

Lembrando que esta é a minha opinião e não reflete necessariamente a opinião do Cassi. E você tem total direito de discordar. Claro, sempre com muito respeito.

Eu separei apenas 5 jogos para que o post não fique tão grande, mas é óbvio que existem muitos outros jogos bons – às vezes nem tão famosos – que merecem também um remake e não serão mencionados aqui.

Dito isso, sem mais enrolação, vamos ao meu top 5 jogos que merecem um remake:

1. Resident Evil – Code: Veronica (2000)

resident evil code veronica remake
Resident Evil – Code: Veronica – (Créditos da Imagem: Capcom).

Se você já leu alguns dos meus posts aqui talvez tenha percebido que Resident Evil é uma das minhas franquias de jogos favoritas.

E com a onda de remakes que a Capcom tem surfado e o sucesso que tais remakes têm feito, digamos que um remake de Resident Evil Code: Veronica não seja algo tão difícil de acontecer. Inclusive, recentemente, a desenvolvedora japonesa fez uma pesquisa perguntando aos fãs suas opiniões sobre Resident Evil e demais jogos da franquia.

Lançado originalmente em 2000 para Dreamcast e depois disponível em GameCube e PS2, RE Code: Veronica foi inicialmente desenvolvido como o terceiro jogo da série para o Sega Saturn. Isso mesmo, originalmente Code: Veronica seria o Resident Evil 3.

No entanto, as limitações técnicas do Sega Saturn adiaram o projeto, que acabaria disponível apenas com a chegada do Dreamcast. Code: Veronica marcou época por ser o primeiro Resident Evil realmente em 3D e ganhou remasterizações para Xbox 360, PlayStation 3 e PlayStation 4.

2. Parasite Eve (1998)

Parasite Eve é uma franquia que, infelizmente, foi esquecida com o tempo. É compreensível, pois o primeiro Parasite Eve de 1998 que saiu para o PS1, não envelheceu bem. Sabe aquele controle “travadão” dos primeiros jogos de Resident Evil? Pois é, Parasite Eve é um pouco pior.

Mas o jogo foi um sucesso na época, recebendo uma sequência no ano seguinte. E quase 10 anos depois, recebendo uma terceira parte. E de lá para cá, nada mais foi lançado sobre a franquia.

Parasite Eve traz a história de Aya Brea, uma jovem agente policial novata que acaba descobrindo verdades sobre seu passado após um incidente em um teatro em Nova Iorque. O jogo traz elementos de RPG e survival horror, pois permite uma mobilidade pouco comum para os RPGs de até então. A sua classificação real é a de um RPG.

3. Legacy of Kain: Soul Reaver (1999)

Soul Reaver foi lançado em 1999 pela Crystal Dynamics e saiu para Playstation, PC e Dreamcast. Desde então, o jogo está sem novidades há quase 20 anos, uma franquia tão valiosa, que já rendeu grandes jogos, não merecia o esquecimento, e muitos que jogaram há quase duas décadas gostariam de ver tudo isso de volta. Eu, com certeza, estou nesse meio.

Com um mundo vasto, com milênios de história e uma mitologia tão rica, merecia sem dúvida um remake.

4. Syphon Filter (1999)

Outro ótimo jogo que curti bastante e que também foi lançado em 1999 foi Syphon Filter. O jogo chamava a atenção tanto pelo charme e pela história quanto pela jogabilidade.

Syphon Filter nos trouxe uma mistura interessante de estilos, levando os jogos de ação a um outro nível. Se você gosta de games de espionagem, provavelmente iria/irá gostar de Syphon Filter. Seria muito bom ver a Sony trazer esse jogo de volta. Porém, acredito que as chances são bem remotas, para não dizer nulas…

5. Dino Crisis (1999)

Dino Crisis - Regina
Dino Crisis – Créditos da Imagem: Capcom.

Eis aqui mais um jogo da Capcom que eu gostaria que tivesse um remake. E acho que não somente eu, mas muitos outros. Inclusive, alguns fãs da franquia esperaram que houvesse algum anúncio no último Capcom Showcase, mas infelizmente não rolou.

Por outro lado, o insider Tom Henderson deixou alguns fãs com uma pontinha de esperança, dando a entender que a Capcom talvez esteja trabalhando em Dino Crisis.

Dino Crisis foi muito ousado para sua época, e assim como tantas outras franquias do passado, o survival horror com dinossauros continua vivo no coração dos fãs.

Bem, é isso! Esse é o meu top 5 jogos que merecem um remake! Deu pra perceber que os jogos lançados perto da virada do milênio marcaram bastante a minha vida gamer, né?

Leia também: