Xbox-Green-Background

A Microsoft divulgou seu relatório de resultados do segundo trimestre do ano fiscal de 2026, revelando resultados preocupantes para sua divisão de jogos.

A receita com hardware do Xbox caiu 32% em relação ao ano anterior, enquanto a receita geral do segmento de jogos caiu 9% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Apesar da receita trimestral total da Microsoft ter atingido US$ 81,3 bilhões (um aumento de 17%, impulsionado principalmente por serviços em nuvem), os jogos se destacaram como o ponto fraco.

Isso ocorre em meio a investimentos maciços em conteúdo, expansão de editoras e a transição do Xbox para a publicação multiplataforma.

A receita com conteúdo e serviços caiu especificamente 5%, o que os analistas atribuem à perda de assinantes devido aos recentes aumentos de preço do Game Pass.

Xbox logo

As vendas de hardware vêm caindo há vários trimestres — o primeiro trimestre do ano fiscal de 2026 já registrou uma queda de quase 30%.

Os problemas de hardware do Xbox decorrem dos altos preços dos consoles e da diminuição da exclusividade de plataforma, já que os títulos exclusivos agora são lançados em sistemas concorrentes.

A mudança de foco da editora ainda não compensou as perdas de hardware. A Microsoft espera uma melhora com os próximos lançamentos de grandes títulos, como Fable, Forza Horizon 6, Halo: Combat Evolved Remake, Gears of War: E-Day e outros.

As perspectivas para o hardware da próxima geração permanecem incertas: analistas dizem que o ciclo de vida do Xbox Series X|S está praticamente encerrado.

A Microsoft não está abandonando o hardware. Há relatos de que estão trabalhando em um console de próxima geração que combina recursos de PC e Xbox com o núcleo do Windows e retrocompatibilidade em todos os jogos — resta saber se ele conseguirá reverter a queda de mercado do Xbox.