GOG
GOG (Créditos Imagem - CD Projekt Red).

A loja GOG lançou uma pesquisa fechada entre seus usuários, onde a possibilidade de uma assinatura foi mencionada em vários momentos — alguns sugerem que o portal quer introduzir tal modelo.

Por exemplo, a pesquisa menciona possíveis bônus que poderiam ser incluídos em tal assinatura – a disponibilidade de versões mais antigas de jogos, “contato direto” com a GOG, a capacidade de fazer perguntas aos desenvolvedores, prioridade na votação para o Programa de Preservação de Jogos Digitais da GOG, armazenamento em nuvem expandido para saves, acesso ao Amazon Luna e assim por diante.

Os participantes da iniciativa tiveram que selecionar os pontos que lhes pareciam mais interessantes. Os detalhes completos da pesquisa em si não foram divulgados, mas a ideia foi recebida com críticas de usuários nas redes — aparentemente, propostas do tipo “compartilhar uma conta com um amigo” não os agradaram.

Muitos acreditam que tal modelo é completamente contrário à política atual da GOG, onde há uma forte ênfase na compra tradicional de jogos. O jogador se torna o “dono” da criação adquirida, e não a “aluga” no formato de assinatura.

No passado, a indústria levantou repetidamente a questão dos títulos que desapareciam de várias assinaturas, os quais os fãs não conseguiam obter por nenhum meio legal. A GOG teve uma abordagem diferente para essas questões, inclusive graças ao mesmo programa de preservação de jogos antigos.

Alguns usuários sugeriram fazer uma assinatura da GOG, na qual os jogos seriam doados para sempre a cada semana (e não desapareceriam após o término da assinatura) – mas é improvável que a loja ofereça termos tão generosos.

Anteriormente, 26 projetos foram adicionados ao programa de preservação de jogos, incluindo Silent Hill 4: The Room, Fallout 2 e FEAR. E mais tarde, o mesmo SH4 recebeu de volta o conteúdo que faltava na versão para console.