A Nintendo continua a combater os emuladores, mas seus criadores não mostram sinais de desistir. E os jogadores parecem não apoiar as ações da empresa.
Usuários do Reddit relataram que muitos emuladores populares no GitHub terão que ser removidos. Os autores receberam uma notificação extrajudicial alegando violação de direitos autorais.
Os desenvolvedores do Eden confirmaram o bloqueio, mas afirmaram que não pretendem interromper o processo. Eles sugerem que o software seja baixado diretamente do site oficial, em vez de fontes de terceiros onde está sendo removido.
Os jogadores se posicionaram a favor dos emuladores. A comunidade está convencida de que a Nintendo jamais conseguirá reprimir completamente os desenvolvedores de software de terceiros e que, a cada 10 programas bloqueados, 100 novos serão substituídos. Mesmo entre os defensores mais fervorosos da emulação, iniciou-se um debate sobre se isso configura pirataria.
Vale lembrar que a Nintendo luta ativamente por seu conteúdo nos tribunais. No outono passado, a empresa processou um streamer que transmitia jogos pirateados e zombava dos desenvolvedores. Ele alegou que poderia criar milhares de novas contas para burlar os banimentos. No fim, o streamer foi condenado a pagar US$ 17.500 à empresa.
A Nintendo também tentou patentear o recurso de “invocação de monstros”, mas as autoridades japonesas negaram o pedido.








