A Wired conduziu uma investigação sobre como a inteligência artificial é usada no desenvolvimento de jogos. Os jornalistas também relataram um detalhe interessante – supostamente a Activision já adicionou um conjunto cosmético a Call of Duty: Modern Warfare 3 (2023), cuja criação utilizou IA.
Estamos falando do conjunto Yokai’s Wrath . A publicação não especificou quais partes do conjunto foram criadas com inteligência artificial, ou o conjunto como um todo. Ele pode ser adquirido na loja Modern Warfare 3 por 1.500 pontos COD. Esta é uma moeda premium do jogo, cujo valor em dinheiro real é de cerca de US$ 15 (R$ 84,41, numa conversão direta).
O conhecido insider Tom Henderson chamou a atenção para o relatório da Wired . Ele entrevistou um ex-funcionário da Activision que confirmou a autenticidade do artigo – a empresa supostamente se gabava muito do uso de inteligência artificial (Midjourney e Stable Diffusion), o que levou à otimização dos cronogramas de produção de conteúdo.
Atualmente não está claro quantos itens cosméticos para Call of Duty foram criados usando IA. Alguns desenvolvedores disseram a Henderson que a gestão está “encorajando” o uso de inteligência artificial para melhorar a eficiência de alguns processos criativos.
Falando sobre a situação como um todo, os jornalistas da Wired acreditam que a indústria de jogos é a maior indústria que a inteligência artificial está pronta para “conquistar”.
Uma pesquisa realizada pelos organizadores da Game Developers Conference descobriu que 49% dos mais de 3.000 entrevistados disseram estar usando inteligência artificial no local de trabalho. Além disso, quatro em cada cinco entrevistados têm preocupações éticas em relação ao trabalho com IA.
Ainda no assunto Call of Duty, a partir de hoje (24/07), Call of Duty: Modern Warfare 3 estará disponível no Game Pass. O shooter também está entrando em sua quinta temporada com muitas novidades.