GTA

A partir de 20 de janeiro de 2026, a Universidade do Tennessee oferecerá um curso de história dos EUA usando a série Grand Theft Auto como ferramenta principal. O curso, intitulado “Grand Theft America: U.S. History Since 1980 through the GTA Video Games” (Grand Theft America: A História dos EUA desde 1980 através dos jogos da franquia GTA), foi desenvolvido por Thorr Olsson, professor que já lecionou história usando a série Red Dead Redemption.

Como o título sugere, o curso se concentrará na história dos EUA a partir da década de 1980. Infelizmente, o adiamento de GTA 6 para maio de 2026 forçou Olsson a pular o último capítulo da série, que se passará na atual Vice City. O próprio professor explicou que a ideia principal do curso era estruturar a pesquisa sobre o passado usando jogos GTA, que apresentavam locais, personagens e histórias inspirados no mundo real.

“Imigração, policiamento, capitalismo, substâncias ilícitas, políticas públicas — todos esses são dilemas cruciais da América contemporânea. E pretendo usar a menção a eles em GTA como ponto de partida para uma história que espero que seja interessante e oportuna para muitos estudantes”, disse o professor.

Muitos podem pensar que GTA não é particularmente adequado para o estudo de história, mas Thor Olsson vê o período desde a década de 1980 como coerente, marcado por uma infinidade de paixões políticas e mudanças sociais: desde disparidades salariais até o aumento da imigração e da população carcerária. Ao mesmo tempo, o professor de história não se ilude: ele entende que GTA foi criado com ênfase na sátira e na paródia e, portanto, não consegue refletir o mundo como Red Dead Redemption fez.

O professor não exigirá que os alunos joguem GTA, mas as cenas do jogo serão parte integrante das aulas. Quanto aos exames, eles se concentrarão exclusivamente na história real dos EUA e não testarão o conhecimento dos enredos ou personagens de GTA.