Metro Exodus
Metro Exodus (Créditos Imagem - Deep Silver).

A 4A Games tem outro jogo da série Metro em andamento e, apenas quatro anos depois de Metro Exodus, ele está em um estado totalmente jogável.

Conforme relatado pela Insider Gaming, o novo jogo Metro pode até ser revelado ainda este ano, com o objetivo de ser lançado em algum momento de 2024. Isso é baseado nas fontes da IG, bem como no prazo de revelação até o lançamento do Exodus.

Não há muitos detalhes até o momento sobre o que a sequência implicará, mas está definida para seguir os outros três Metros em termos de jogabilidade – furtividade, gerenciamento de recursos, criação, etc.

Sabemos que um novo jogo do Metro está em desenvolvimento graças a um post da própria 4A. Em 2020, dizia:

“Não é segredo que já começamos a trabalhar no próximo jogo do Metro. Usando tudo o que aprendemos nos últimos 15 anos, estabelecemos nossos objetivos ainda mais alto – o próximo título está sendo construído para Consoles Gen 9 e PC, com uma revisão completa de nosso mecanismo e renderizador para aproveitar a nova energia, armazenamento e ray tracing suportados por hardware oferecidos pelos novos consoles.”

Pouco mais foi dito ou revelado desde 2020, portanto, novamente, há poucos detalhes a serem divulgados, mas no mesmo post, a 4A games afirmou que está “comprometida em oferecer uma ótima experiência para um jogador baseada na história; é isso que a série Metro se baseia. Como estúdio, queremos nos esforçar constantemente para criar jogos maiores e melhores”.

Metro Exodus se passa em 2035, um ano após Last Light, e nos leva para fora de Moscou por toda a Rússia graças a um trem chamado Aurora. Viajamos para Volga, Taiga e, eventualmente, a Cidade Morta, vendo muito mais deste mundo do que jamais vimos nos outros games.

A série Metro é baseada em livros de mesmo nome, mas há apenas três livros: 2033, 2034 e 2035. Devido os 3 livros terem sido explorados, os possíveis próximos jogos vão invadir seu próprio universo daqui para frente.

Existe uma adaptação para o cinema que está em andamento, embora tenha sido adiada de 2022 para 2024.