AMD-FSR-3

A AMD finalmente anunciou o lançamento da tecnologia FSR 3, que aumentará a taxa de quadros, que será a última parte do ecossistema FiedlityFX.

A empresa enfatizou que o FSR 3 funcionará não apenas em placas gráficas AMD, mas também em placas de vídeo NVIDIA e Intel, bem como em consoles.

Durante o evento Gaming Festival 2023 na Gamescom, a empresa anunciou que a tecnologia aparecerá em Forspoken e Immortals of Aveum, que serão os primeiros jogos a suportar FSR 3. No início de 2024, a AMD lançará tecnologia que permitirá upscaling com geração de frames para milhares de jogos.

Já se passaram quase 10 meses desde que a AMD falou sobre o FSR 3, quando revelou pela primeira vez suas GPUs RDNA 3.

Naquela época, a AMD prometeu aos jogadores 2x o aumento de desempenho em relação ao FSR 2, e mais tarde aprendemos que, para alcançar um aumento de desempenho tão grande, a empresa usará interpolação de quadros semelhante à tecnologia DLSS 3 da NVIDIA.

Mas o tempo passou e nada se ouviu falar do FSR 3 da AMD até agora. Durante o evento Gaming Festival 2023 na Gamescom, a empresa anunciou que a tecnologia aparecerá em Forspoken e Immortals of Aveum, que serão os primeiros jogos a suportar FSR 3.

Forspoken é certamente uma escolha estranha para a AMD, já que o jogo não foi tão bem recebido e, embora seja o único jogo para PC a usar a API DirectStorage da Microsoft, não é nada de especial.

Enquanto isso, Immortals of Aveum é um jogo não tão bom que também recebeu críticas mistas e, apesar de ter apenas uma semana, atingiu o pico de menos de 1.000 jogadores simultâneos no PC.

Além disso, é um jogo pesado, que exige, no mínimo, uma RTX 2080 Super, para rodar em 1080p, 60 fps.

A AMD afirmou que o FSR 3 será fácil de integrar em jogos baseados em FSR 2, mas teremos que esperar para ver uma maior adoção nesses jogos.