Microsoft x FTC

Depois que a Comissão Federal de Comércio dos EUA (Federal Trade Commission, ou simplesmente FTC) disse que os recentes aumentos de preços e mudanças nos níveis do Game Pass seriam “prejudiciais para os consumidores”, a Microsoft emitiu um comunicado em resposta. A empresa declarou que a FTC era “enganosa” e que a sua apresentação dos fatos era “falsa”.

O principal da declaração da Microsoft foi o seguinte:

  • Chamar o Xbox Game Pass Standard de versão degradada do Game Pass para consoles é incorreto, porque o modelo de assinatura cancelada não tinha acesso ao modo multiplayer. Ele teve que ser adquirido separadamente por US$ 10 por mês, elevando o custo total da assinatura para US$ 20,98 por mês.
  • Embora o preço do Game Pass Ultimate tenha aumentado três dólares por mês, o serviço oferece mais benefícios com uma variedade de novos jogos chegando no dia do lançamento. Entre eles está o próximo Call of Duty, que nunca esteve tão acessível.
  • Em relação ao processo relacionado à aquisição da Activision Blizzard, então o foco estava na questão da Microsoft não lançar Call of Duty nos consoles PlayStation. E isso não tem nada a ver com mudanças nos preços e níveis do Game Pass.

Embora a FTC tenha agora tentado mudar o seu foco para o mercado de assinaturas pretendido, a sua carta fica aquém dos argumentos abaixo. Deixando de lado o fato de as empresas normalmente mudarem as ofertas de serviços ao longo do tempo, os argumentos da FTC em todos os seus mercados pretendidos sempre se basearam na privação vertical de direitos, ou seja, que a Microsoft privaria Call of Duty dos concorrentes e, assim, prejudicaria a concorrência. Mas mesmo no suposto mercado de assinaturas, Call of Duty não se restringe a ninguém.

Microsoft

Segundo a Microsoft, o resultado da transação foi o desenvolvimento da concorrência e dos benefícios para os consumidores, o que foi registrado pelo tribunal distrital. No entanto, a empresa não comentou as demissões em massa e a redução do investimento em suas divisões de jogos.