Assassins-Creed-Shadows-screenshot-5
Assassin's Creed: Shadows - (Créditos: Ubisoft).

A Ubisoft definitivamente não está em um de seus melhores momentos. Além de seus últimos jogos lançados não atenderem às expectativas de vendas, causando prejuízo financeiro para a empresa, os escândalos/polêmicas não param de surgir.

Como nós falamos neste artigo, o lançamento de Assassin’s Creed: Shadows, que estava marcado para 14 de fevereiro, foi adiado para 20 de março de 2025, que coincide com o 30º aniversário do ataque ao metrô de Tóquio. Este evento, organizado pela seita Aum Shinrikyo, tornou-se uma tragédia para o Japão e ceifou a vida de mais de uma dúzia de pessoas.

Veja Também:

Os usuários da rede social X perceberam rapidamente a coincidência. A postagem da usuária @Vara_Dark obteve mais de 210 mil visualizações até a redação desta notícia e uma onda de indignação eclodiu nos comentários.

“Lançar um jogo em um dia como este é tão ruim quanto lançar um simulador de voo em 11 de setembro”, escreveu um usuário.

“Agora Assassin’s Creed: Shadows será lançado não no Dia dos Namorados, mas no aniversário do ataque terrorista ao metrô japonês. Ubisoft, o que você estava pensando? E o que pensava a divisão japonesa da Ubisoft?”, observou outro.

Mas há outros usuários que notaram que 20 de março é o Dia do Equinócio Vernal, e o lançamento de Xenoblade Chronicles X: Definitive Edition do estúdio japonês também está planejado. Mas dado o fato de que a Ubisoft esteve mais de uma vez no centro de escândalos relacionados ao público japonês, e dado o fato de o jogo se passar no Japão feudal, qualquer uma de suas ações é considerada especialmente de perto.

Por exemplo, em outubro de 2024, os jogadores expressaram insatisfação com uma figura colecionável dos personagens principais do jogo de ação. Mostrava Yasuke e Naoe ao lado de um portão torii quebrado, símbolo das vítimas do bombardeio atômico de Nagasaki em 1945. Além disso, Assassin’s Creed: Shadows foi criticado pela escolha de um protagonista negro, o que causou polêmica entre os fãs.

O jogo deveria ser lançado originalmente em novembro de 2024, mas devido às vendas fracas de Star Wars Outlaws e uma série de escândalos, o lançamento foi adiado.

A Ubisoft ainda não comentou esta nova polêmica até a postagem desta notícia.