A atriz Stefanie Joosten, que se tornou a voz e modelo visual de Quiet em Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain, falou recentemente em entrevista ao portal IGN sobre seus pensamentos a respeito da sexualização de sua personagem.
Tem sido interessante ver as discussões sobre esse personagem. Claro, vi muitos pontos de vista diferentes. Mesmo assim, respeito a escolha que Hideo Kojima e sua equipe fizeram ao criar a personagem. Acho que os videogames são, de certa forma, um mundo de fantasia no qual você é jogado, então eu definitivamente respeito a escolha em relação à aparência de Quiet.
Também entendo o ponto de vista das pessoas que não estão tão felizes com a forma como ela foi retratada. Este jogo foi lançado em 2015 e acho que as coisas mudaram muito nos videogames desde então. A roupa de Quiet é completamente impraticável. Mesmo com a explicação de que ela respira pela pele, é claro, muitas outras opções poderiam ser utilizadas. Eu concordo com isso.
Eu vi uma ilustração do personagem quando começamos a trabalhar na captura de movimento e, claro, minha primeira reação foi: “Esse é um traje muito revelador”. Mas é fantasia e acho isso aceitável. Mas entendo que também encorajaria uma representação mais diversificada das mulheres e de todas as minorias nos videogames.
Stefanie Joosten
-Stephanie Joosten
Lembremos que Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain foi lançado há oito anos para PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One.
Quiet imediatamente atraiu a atenção de muitos jogadores e se tornou uma personagem muito popular. Muitas cosplayers costumam escolher isso para seu trabalho.