Houve muita decepção no início deste mês, quando Leah-Newin da Remedy disse que o jogo exigiria DX12 Ultimate e Mesh Shaders.
E como a Remedy acabou de suspender o embargo de revisão de Alan Wake 2, podemos finalmente confirmar que o jogo não impedirá que você o execute em GPUs mais antigas/sem suporte.
Junto com as avaliações, as primeiras análises técnicas de Alan Wake 2 apareceram online.
Especialistas da Digital Foundry divulgaram um vídeo de 15 minutos no qual falaram sobre recursos gráficos e compararam a imagem no PC e no PS5.
Os especialistas consideraram o jogo uma “conquista impressionante” em termos técnicos e artísticos.
A sequência parece ótima em ambas as plataformas, e a DF não notou nenhum problema típico desses lançamentos. Ocasionalmente, porém, ainda ocorrem pequenas falhas.
A versão para console, como esperado, parece pior devido às sombras e reflexos menos desenvolvidos.
A melhor imagem será vista pelos proprietários de placas de vídeo da série RTX 40 com suporte para full ray tracing.
A TechPowerUp já testou o jogo de terror em 23 placas de vídeo. A RTX 3060 tem em média 45 FPS com configurações gráficas máximas, mas sem ray tracing e com resolução de 1080p.
Testes com ray tracing desabilitado:
Com as mesmas configurações e ray tracing habilitado, a RTX 4060 fez apenas 12 FPS.
Testes com ray tracing ativado:
Comparação de gráficos com configurações máximas e mínimas:
O youtuber Daniel Owen também mostrou como o jogo roda em diferentes placas de vídeo, incluindo a GeForce GTX 1070, que o jogo não suporta oficialmente. Em média, a taxa de quadros permaneceu em torno de 18-20 FPS.
A DSOGaming foi ainda mais longe e rodou (ou pelo menos tentou) Alan Wake 2 na GTX 980. O resultado são 10 quadros por segundo, artefatos visuais e travamentos ao tentar alterar a resolução.
Alan Wake 2 será lançado amanhã, 27 de outubro, para PC, Xbox Seires X/S e PS5. E uma notícia que talvez agrade – principalmente a galera que curte uma bandeira preta com uma caveira – é que, até onde sabemos, Alan Wake 2 não terá a proteção Denuvo.