O analista de jogos Michael Pachter não se conteve em seus comentários mais recentes sobre a Sony, chamando a empresa de “terrível” e alegando que ela está fracassando na indústria de jogos. Seus comentários foram feitos durante uma entrevista ao https://youtu.be/CktSxc9_4uk?t=700Yahoo Finance, em meio a discussões sobre a aquisição da EA por três parceiros.
Pachter argumentou que o futuro dos jogos reside no modelo “Connect to TV”, em que os jogos são lançados diretamente nas televisões por meio de serviços em nuvem, de forma semelhante à transmissão de filmes pela Netflix. Ele sugeriu que o modelo de assinatura se tornará secundário, com jogos gratuitos em TVs, fornecidos por provedores de nuvem e alimentados por inteligência artificial, se tornando o fator-chave.
O analista enfatizou que a Sony nem deveria ser considerada em futuras aquisições, pois acredita que a empresa não está investindo o suficiente em jogos em nuvem ou streaming de jogos, concentrando-se demais em seu próprio hardware.
“Não. Sony — com certeza — não. A Sony é uma empresa terrível. Eles estão realmente estragando tudo no ramo de jogos. Os jogos estão migrando para o “Connect to TV”, então pense em todos os participantes que vão entregar o serviço da mesma forma que recebemos filmes pela Netflix. Esqueça o modelo de assinatura; pense no iOS se tornando a sua TV. Então, jogos gratuitos na sua TV. Quem vai entregar isso? Provedores de nuvem. IA.”
Michael Pachter
Vale ressaltar, no entanto, que a Sony foi uma das primeiras empresas a lançar um serviço de streaming de jogos — o PS Now — há mais de uma década e atualmente oferece o dispositivo em nuvem PS Portal para jogos remotos.
O relatório financeiro do PlayStation referente ao primeiro trimestre do ano fiscal de 2025 apresentou lucros recordes, com lucro operacional superior a US$ 1 bilhão — um aumento de 127% em relação ao mesmo período de 2024. As vendas de hardware, software e o número de usuários ativos aumentaram.