microsoft + activision blizzard

A Microsoft pode em breve ter um obstáculo a menos para enfrentar em suas tentativas de adquirir a gigante editorial Activision Blizzard, com um novo relatório indicando que a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA), deve anunciar seu apoio ao acordo esta semana.

A notícia da aparente disposição da CMA em aprovar a aquisição de alto nível vem poucos dias depois que Lina Khan, presidente da Comissão Federal de Comércio dos EUA, esclareceu a oposição da FTC à aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft em declarações perante o Congresso.

Anunciado pela primeira vez pela gigante da tecnologia em janeiro de 2022, os planos da Microsoft de adquirir a Activision Blizzard foram recebidos com resistência de alguns reguladores internacionais, bem como de muitos jogadores.

A maior aquisição de videogame da história, se aprovada, o acordo levaria a Microsoft a ganhar o controle não apenas de franquias populares de PC e consoles como Call of Duty e Diablo, mas também da enorme editora de jogos para celular King.

Embora a proposta de aquisição continue enfrentando resistência de reguladores em vários países, a maré parece estar virando a favor da Microsoft.

Na semana passada, a África do Sul aprovou a aquisição da Activision, tornando-se o último país a lançar apoio regulatório por trás do negócio.

De acordo com uma nova reportagem do Financial Times, o Reino Unido pode ser o próximo na fila para aprovar a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft.

Como parte de um resumo das notícias de negócios esperadas da semana, o repórter do Financial Times, Jonathon Moules, observa que a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido deve emitir uma decisão na quarta-feira sobre se aprovará o grande negócio.

activision blizzard - microsoft

Embora seja impossível saber com certeza como o órgão regulador irá governar até quarta-feira, Moules afirma que “o CMA deve apoiá-lo”.

Se aprovado pelo CMA, a Microsoft terá superado um dos maiores obstáculos ainda no caminho da aquisição da Activision Blizzard.

Embora a Microsoft ainda precise da aprovação da Comissão Federal de Comércio dos EUA, bem como de outros órgãos reguladores internacionais, antes de fechar o negócio, receber a aprovação da CMA representaria um grande passo à frente para a aquisição proposta.

A Microsoft não está de braços cruzados enquanto espera a aprovação do acordo, com a empresa continuando a fazer acordos para expandir seu alcance no mercado global de jogos.

Como parte do mais recente acordo desse tipo, a Microsoft anunciou uma parceria de 10 anos para jogos em nuvem com a provedora de serviços móveis do Reino Unido EE no início deste mês.

O futuro da aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft ainda está indefinido, com a possibilidade muito real de que tudo ainda possa desmoronar, mas se a CMA aprovar a fusão no final desta semana, como esperado, isso trará o controverso acordo um passo mais perto de se tornar uma realidade.