O portal Ars Technica publicou um artigo detalhado sobre o desenvolvimento da próxima parte de Battlefield. Os jornalistas discutiram o jogo com desenvolvedores atuais e antigos – aqui estão os principais pontos do artigo:
- A história do desenvolvimento começa com o lançamento de Battlefield 2042, que decepcionou não apenas os jogadores, mas também os próprios desenvolvedores. Para evitar a repetição do erro, os autores realizaram um debriefing e implementaram processos que permitiriam a identificação de problemas em um estágio inicial.
- Além disso, a EA contratou vários executivos de alto nível — o ex-gerente geral de Call of Duty, Byron Beede, o cocriador de Halo, Marcus Lehto, e o ex-veterano da Respawn, Vince Zampella — e viu alguns membros importantes da DICE deixarem o estúdio.
- A direção da EA espera seriamente atrair 100 milhões de jogadores e competir com Call of Duty e Fortnite. No entanto, nenhuma parte da série alcançou tal resultado — para efeito de comparação, o mais bem-sucedido Battlefield 1 atraiu cerca de 30 milhões de jogadores.
- Espera-se que esses resultados sejam alcançados por meio de dois modos gratuitos: o “battle royale” e o novo Gauntlet. O jogo também contará com uma campanha single-player de seis horas, multiplayer tradicional e o editor Portal.
- Battlefield 6 será o título mais caro da série. Em 2023, o orçamento era de US$ 400 milhões, mas problemas de desenvolvimento o elevaram ainda mais.
- Os primeiros problemas sérios começaram em 2024. Então, o estúdio Ridgeline, que vinha trabalhando em uma campanha single-player por dois anos, mostrou seus desenvolvimentos. O projeto decepcionou a gerência, então o estúdio foi fechado, e Markus Lehto deixou o projeto.
- Após o encerramento de Ridgeline, o modo single-player foi confiado à Criterion, DICE e Motive. O problema é que as equipes tiveram que construir a campanha do zero, então o progresso está efetivamente dois anos atrasado. No final da primavera, a campanha era o único modo que não havia chegado ao teste alfa.
- Espera-se que parte do conteúdo planejado seja lançado após o lançamento principal. Os jogadores também devem esperar grandes patches de lançamento, que podem impactar negativamente as avaliações da imprensa.
- Há uma grande probabilidade de que os desenvolvedores precisem trabalhar horas extras. Alguns funcionários relataram que seus colegas precisaram tirar licença médica devido ao estresse, exaustão mental e burnout, que podem durar vários meses.
O anúncio completo de Battlefield 6 está previsto para este verão (no hemisfério norte). A data exata de lançamento ainda é desconhecida.