BioShock: The Collection
BioShock: The Collection (Créditos Imagem - 2K Games).

BioShock 4, a tão esperada sequência da franquia BioShock, está supostamente em um inferno de desenvolvimento. A desenvolvedora Cloud Chamber e a editora 2K Games mantiveram-se em silêncio sobre a história do jogo e a data de lançamento, deixando os jogadores apenas com rumores sobre o que esperar em BioShock 4 .

De acordo com várias fontes, BioShock 4 é considerado um jogo de mundo aberto ambientado em Borealis, uma cidade localizada na Antártica.

Ainda não há confirmação se a quarta parcela da franquia será definida na mesma linha do tempo dos três primeiros jogos BioShock, e se o personagem principal ainda receberá o poder de plasmids ou vigors.

Além dos possíveis detalhes da jogabilidade de BioShock 4, houve muitos rumores de que a equipe de narrativa, liderada pela ex- escritora de Far Cry 5, Liz Albl , estaria fazendo várias reescritas para o roteiro.

De acordo com um tópico do Twitter do proeminente insider Oops Leaks, BioShock 4 teria sido adiado porque o estúdio estava enfrentando várias dificuldades, citando razões como o jogo ter sido reiniciado pela quarta vez no ano passado, problemas com a administração e suposta incerteza no sucesso financeiro, entre muitos outros.

O insider disse que, neste momento, BioShock 4 ficaria preso no inferno do desenvolvimento a menos que esses problemas fossem resolvidos.

Eles também previram que, se a 2K Games e a Cloud Chamber não anunciarem o jogo neste inverno, haverá “chance zero” de ser lançado em 2025, conforme planejado inicialmente.

Muitos fãs de BioShock expressaram seu desapontamento com o status do quarto título, com vários deles dizendo que a franquia piorou depois que o criador do BioShock, Ken Levine, deixou a equipe de desenvolvimento após o fechamento da Irrational Games.

Alguns também disseram que o BioShock 4 deveria ser entregue a outro estúdio e também pediram à 2K Games para trazer Levine de volta a bordo. No entanto, ainda havia jogadores que pareciam esperançosos de que o BioShock 4 fosse concluído no futuro.

Ao contrário da demanda popular, porém, pode ser impossível para Levine trabalhar no BioShock 4 porque ele agora é o chefe da Ghost Story Games, o estúdio por trás de seu próximo jogo FPS Judas, que parece pegar emprestado alguns elementos do BioShock.

Revelado pela primeira vez durante o Game Awards do ano passado, espera-se que seja lançado em 2025, o mesmo ano da data de lançamento do BioShock 4.

Muitos jogadores que seguiram o trabalho de Levine parecem bastante empolgados com Judas quando viram o trailer pela primeira vez e, com sorte, BioShock 4 terá a mesma recepção assim que for revelado.